Mostra Macambira 2021 divulga seleção com 30 filmes dirigidos por mulheres

Publicado por
Bruno Carmelo

Entre 25 e 27 de fevereiro ocorre uma nova edição da Macambira – Mostra de Cinema de Realizadoras. O evento baseado no Rio Grande do Norte era organizado de modo presencial, no entanto, em adequação à Covid-19, se adapta ao formato online e gratuito. Todas as sessões ocorrem por meio da plataforma Cardume.

As organizadoras receberam 222 inscrições, avaliadas pelas curadoras Rosy Nascimento, Anti Ribeiro e Renata Pyrrho. Por fim, foram escolhidos 21 curtas-metragens para a Mostra Nacional, e 9 curtas-metragens na Mostra Potiguar. Entre os títulos, destacam-se filmes premiados em outros festivais nacionais, como Abjetas 288, Aurora e Rua Augusta, 1029.

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Abjetas 288

 

Segundo Rosy Nascimento, “a segunda edição da Macambira mantém, com esta seleção, o ensejo de difundir obras audiovisuais que fabulam o presente e futuro de forma transgressora e inusitada, moldando lugares não-convencionais de criação artística”. O evento conta com patrocínio do Governo Federal e recursos da Lei Aldir Blanc.

Confira a seleção 2021 da Mostra Macambira:

 

Mostra Nacional

Abjetas 288,  de Júlia Da Costa e Renata Mourão
Pelas Chamas Ardentes, Ela se Livrará da Morte!, de Luty Oliveira Minozzi
2704km, de Letícia Batista
Cool for the Summer, de Vitória Liz
Aurora, de Everlane Moraes
Vila das Mulheres Pedreiras, de Nathália Machado
Tô Indo, de May Alves
Histórias Migratórias, de Camila Santos e Claudia Erika
Aonde Vão os Pés, de Débora Zanatta
O Som dos Metais, de Mariana de Melo
A Sússia, de Lucrécia Dias
Tenebrosas?, de Jhonatan Bào
Joãosinho da Goméa – O Rei do Candomblé, de Janaina Oliveira ReFem
Nome de Batismo – Frances, de Tila Chitunda
Marco, de Sara Benvenuto
Espírito que Caminha, de Gabriela Barreto Daldegan
A Poesia do Despercebido, de Ana Luiza Yoneda
Rolê Torto, de Fiona Maria
Rua Augusta, 1029, de Mirrah da Silva
Lamento de Força Travesti, de Renna Costa
Entremarés, de Anna Andrade

 

Mostra Potiguar

Horizonte Travessia, de Ana Mendes
Pedras Não Flutuam, de Lara Ovídio
Mapa ao Tesouro [Para meu Filho não Perder sua Criança], de Stéphanie Campos Paiva Moreira
Saudade da Vovó, de Monica Mac Dowell
Oid’água, de Wisla Ferreira
Cidade Descoberta, de Julia Donati e Vivian Moura
Quaerenti, de Mickaelly Moreira e Romero Oliveira
Maleme, de Lígia Kiss
Okum Ayo, de Iyalê

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Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

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