Entre os dias 7 e 11 de abril, o público descobre em formato online e gratuito o trabalho de duas grandes cineastas e poetisas árabes. A Mostra Mulheres Árabes: Cinema e Poesia apresenta cinco filmes da palestina Annemarie Jacir e cinco filmes da emiradense Nujoom Al-Ghanem, disponíveis através da plataforma TodesPlay.
Annemarie Jacir já teve trabalhos selecionados em Cannes, Berlim, Veneza e Locarno, e se tornou a primeira mulher palestina a dirigir um longa-metragem com Sal deste Mar (2008). Seus três longas, que também incluem Quando Vi Você (2012) e Wajib: Um Convite de Casamento (2017) representaram a Palestina no Oscar.
LEIA MAIS
14º Cine Esquema Novo divulga 31 filmes da Mostra Competitiva
DIGO 2021 :: Abertas as inscrições para o festival de Diversidade Sexual e de Gênero
Opinião :: Cinema em tempos de Diversidade
Já Nujoom Al-Ghanem tem mais de vinte filmes no currículo, além de oito coleções de poesia. Ela fundou a Nahar Productions, em Dubai, através da qual realizou os documentários O Céu Próximo (2014), Mel, Chuva e Poeira (2016) e Ferramentas Afiadas (2017), todos eles disponíveis na Mostra Mulheres Árabes.
As duas cineastas participam da noite de abertura, dia 7 de abril, às 17h, conversando com o público ao vivo. Além deste evento, a mostra organiza o debate Poética de Fronteiras, ministrado por Christina Queiroz, e o sarau Mulheres de Palavra. Esta iniciativa é produzida pela Women and Film and Television do Brasil – WIFT Brasil, com recursos da Lei Aldir Blanc.