Entre os dias 20 de agosto e 16 de setembro, a Mostra Mundo Árabe de Cinema apresenta a sua 16ª edição, de modo inteiramente online e gratuito. A programação inclui títulos da Síria, Líbano, Catar, Palestina, Tunísia, Marrocos e Jordânia. Ao todo, serão exibidos seis longas-metragens e um curta-metragem em coprodução com o Brasil, tanto ficção quanto documentários.
Entre os destaques se encontra o documentário Caos (2018), coprodução entre Áustria, Síria, Líbano e Catar, premiado no Festival de Locarno. A diretora Sarah Fattahi acompanha a vida de três mulheres sírias exiladas de seu país por causa da guerra. Já o documentário Não Somos de Lá (2020), coprodução entre Líbano e França dirigida por Wissan Tanios, retrata a fuga de dois irmãos para a Europa, onde buscam se adaptar sem perderem as raízes. O filme foi selecionado no Festival de Roterdã.
LEIA MAIS
Mostra Ecofalante 2021 começa edição online e gratuita em 11 de agosto
Escolhida a ONG que organizará o Festival de Brasília 2021
Festival do Rio 2021 :: Anunciada a Première Brasil 2020 em formato híbrido
As sessões se dividem entre duas plataformas. A 200 Metros (2020), Bagdá Vive em Mim (2019), Caos e Os Espantalhos (2019) ficam disponíveis durante uma semana cada um no Sesc Digital. Já Chave de Fenda (2018), Não Somos de Lá e In Memoriam (2021) ganham exibições no próprio site da Mostra, também durante uma semana cada um.
Em paralelo, os cineastas dos filmes escolhidos participam de debates virtuais, junto a historiadores especializados no mundo árabe, jornalistas e professores da USP, Unicamp e Unifesp. Os encontros ocorrem nos dias 27 de agosto, 1 de setembro e 3 de setembro. A programação completa, com descrição dos filmes e horários de exibição encontram-se na página oficial da Mostra Mundo Árabe de Cinema.
Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)
- O Dia da Posse - 31 de outubro de 2024
- Trabalhadoras - 15 de agosto de 2024
- Filho de Boi - 1 de agosto de 2024
Deixe um comentário