20180110 hal hartley papo de cinema

A Caixa Cultural Rio de Janeiro (Av. Almirante Barroso, 25, Centro) recebe entre os dias 23 de janeiro e 4 de fevereiro a mostra O Cinema de Hal Hartley, com 14 longas-metragens e uma compilação de curtas deste que é um dos mais cultuados diretores norte-americanos dos anos 90. Com curadoria do jornalista e crítico de cinema Leonardo Luiz Ferreira e produção da Buendía Filmes, a mostra também promove três sessões comentadas, um debate com críticos de cinema e convidados e um curso gratuito de introdução ao roteiro cinematográfico.

O cinema independente norte-americano do fim dos anos 80 e 90 tem Hartley como uma das figuras-chave de um movimento que transcendeu fronteiras e se espalhou pelo mundo. Ele bebeu na fonte dos principais autores dos anos 60 e 70, entre eles Godard, para criar um cinema atento ao texto e à imagem. “O diferencial no trabalho de Hal está na criação de um universo fascinante e particular de personagens que permanecem com o espectador a cada filme assistido. O diretor soube extrair o melhor do cinema europeu e americano para criar obras contemporâneas que tangenciam ao mesmo tempo a comédia, o drama e o humor negro”, diz o curador Leonardo Luiz Ferreira.

O Cinema de Hal Hartley conta, ainda, com uma série de atividades extras, todas com entrada gratuita. Para um melhor entendimento do pensamento que Hartley construiu através dos filmes, haverá sessões comentadas pelo curador Leonardo Luiz Ferreira, pela crítica de cinema Raphaela Ximenes, do Elviras: Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema, e pelo também crítico de cinema Marcelo Janot. Os dias 27 de janeiro e 3 de fevereiro (sábados) estão reservados para o curso Introdução Básica ao Roteiro Cinematográfico, com o roteirista Sylvio Gonçalves, autor dos filmes Sem Controle (2007), S.O.S. Mulheres ao Mar (2014) e S.O.S.: Mulheres ao Mar 2 (2015), Eu Fico Loko (2017), entre outros. O curso será dividido em duas aulas das 13h às 17h e dará certificado aos alunos. Serão disponibilizadas 80 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected].

20180110 o livro da vida papo de cinema
Cena de “O Livro da Vida”

Já no dia 02 de fevereiro (sexta-feira), às 19h, acontece o debate O Cinema de Hal Hartley, que terá à mesa a crítica do jornal O Globo, Susana Schild, o cineasta José Joffily (A Maldição do Sanpaku, 1991) e mediação do curador da mostra.

 

SERVIÇO
Mostra O Cinema de Hal Hartley
Caixa Cultural Rio de Janeiro (Av. Almirante Barroso, 25, Centro)
De 23 de janeiro a 4 de fevereiro de 2018
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes Caixa pagam meia

 

(Fonte: Alexandre Aquino Assessoria)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *