Entre os dias 21 e 30 de junho, o público ganha uma nova oportunidade de seguir um festival de cinema online e gratuito. A Mostra Online de Cinema de Maricá, organizada pela Secretaria de Cultura da cidade, traz 30 documentários brasileiros dedicados ao trabalho de pensadores, músicos, artistas e poetas nacionais.
A seleção inclui filmes como o potente Auto de Resistência (2018), de Lula Carvalho e Nathalia Neri, que aborda a violência policial contra a população negra no Rio de Janeiro; Henfil (2017), de Angela Zoé, retratando a trajetória do ativista e cartunista que encontrou formas criativas de driblar a censura durante a ditadura militar, e o clássico Jango (1984), de Silvio Tendler, relembrando o percurso do presidente morto no exílio.
LEIA MAIS
Cobertura :: VII Mostra Curta Vazantes: Cinema em Comunidade (2021)
Cobertura :: 8 1/2 Festa do Cinema Italiano 2021
Takorama :: Festival online de animação infantil vai até 25 de junho
Além dos longas-metragens, a programação apresenta sessões de curtas-metragens nacionais, curtas de Maricá e curtas filmados na cidade. O curador Cavi Borges também apresenta seus documentários L.A.P.A. (2007), Heróis (2017) e Cidade de Deus: 10 Anos Depois (2013).
As exibições ocorrem através da página Facebook da Prefeitura de Maricá, sempre às 16h, 19h e 21h. Tendo como recorte temático “Arte e Pensamento”, o evento busca celebrar o Dia do Cinema Brasileiro, em 19 de junho, de acordo com os curadores da mostra, Cavi Borges e Fabrício Duque, além do Secretário de Cultura de Maricá, Sady Bianchin.