A Aceccine (Associação Cearense de Críticos de Cinema) tomou uma bela iniciativa para promover o cinema brasileiro durante a pandemia de coronavírus. Entre os dias 25 de abril e 25 de maio, o site oficial da instituição organiza uma mostra de curtas-metragens eleitos como destaques de cada ano pelos críticos cearenses entre 2016 e 2019.
Esta é a oportunidade rara de assistir a excelentes produções que ficam distantes do circuito comercial, embora representem alguns dos melhores filmes brasileiros recentes, capazes de revelar o talento de novos cineastas. Seis títulos foram selecionados, vindos de quatro estados: Ceará, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco. Eles são:
LEIA MAIS
#Quarentena :: Distribuidora portuguesa disponibiliza semanalmente três filmes on-line
#Quarentena :: Kleber Mendonça Filho disponibiliza online seu primeiro longa-metragem
#Quarentena :: Premiada produtora mineira disponibiliza seus curtas-metragens online. Confira
Segundo Arthur Gadelha, presidente da Aceccine, “essa seleção de seis filmes é bem expressiva quanto a percepção crítica que os elegeu como destaques em seus anos respectivos”. Alguns títulos premiados como Marie (PE) e Vando Vulgo Vedita (CE) não puderam ser incluídos por motivos contratuais. Mesmo assim, os demais títulos estarão disponíveis gratuitamente.
O site da instituição também traz críticas dos membros a respeito do filmes selecionados, o que permite expandir o diálogo cinematográfico para além da exibição, e incentivar o debate de ideias. A entidade conta hoje com 23 membros, além de quatro membros honorários, atuando em diversos veículos impressos e online baseados no Ceará.