Os cinéfilos interessados em filmes LGBTQIA+ têm uma boa oportunidade de assistir a produções brasileiras premiadas sobre este tema, de maneira online e gratuita. A Quelly: Mostra Nacional de Cinema de Gênero e Sexualidade já está disponível no Canal YouTube do Centro Cultural Vale Maranhão, e permanece disponível até 24 de julho.
A programação inclui Aonde Vão os Pés (2020), de Débora Zanatta, sobre a descoberta da sexualidade na adolescência; o premiado De Vez em Quando Eu Ardo (2020), de Carlos Segundo, sobre a atração entre uma fotógrafa e sua modelo durante um ensaio; e A Mordida (2019), de Pedro Neves Marques, fantasia envolvendo um relacionamento poliamoroso e não-binário.
LEIA MAIS
Festival Mix Brasil 2021 :: Abertas inscrições para vídeos LGBTQIA+ das periferias
Executiva diz que haverá mais representatividade LGBTQIA+ no Universo Marvel
45ª Mostra de São Paulo prorroga inscrições até 31 de julho
A Mostra Quelly é criada pelo diretor George Pedrosa, junto aos produtores Josh Baconi e Gabriel Marques, visando ampliar o alcance do audiovisual LGBTQIA+ num estado onde estas produções chegam a poucos festivais e salas de cinema. Após a exibição dos filmes, diariamente às 19h, os realizadores participam de uma conversa ao vivo com os organizadores.
Entre os temas abordados na edição 2021 estão as vivências de indivíduos gays, lésbicas, transexuais e transgênero na terceira idade; a infância LGBTQIA+, a religiosidade e o racismo no Brasil. “O audiovisual, enquanto dispositivo, permite o destaque necessário e urgente a esses temas”, comenta Gabriel Gutierrez, coordenador artístico do Centro Cultural Vale Maranhão.