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No dia 13 de janeiro, começa a quarta edição da Mostra Sesc de Cinema Paulista. O evento online exibe, até o dia 26 de janeiro, um conjunto de 39 obras realizadas em São Paulo, e selecionadas entre 420 inscrições de produtoras sediadas no Estado. Entre longas e curtas-metragens, os curadores privilegiaram a diversidade temática e estética, valorizando filmes sobre a desigualdade social, o meio ambiente e a pluralidade sexual e de gênero.
A programação fica disponível gratuitamente, por meio da plataforma Sesc Digital. A seleção de longas-metragens inclui o inédito A Morte Habita à Noite (2020), de Eduardo Morotó, que só havia sido exibido em festivais de cinema (a exemplo do Cine Ceará). Já o documentário A Nossa Bandeira Jamais Será Vermelha (2019), de Pablo Guelli, acompanha a batalha de jornalistas independentes face aos grandes veículos de imprensa, controlados por seis famílias bilionárias. Em paralelo, o filme Ménage (2020), de Luan Cardoso, retrata uma intriga de sexo e corrupção política.
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A Morte Habita à Noite, de Eduardo Morotó

A seleção de curtas-metragens inclui belas obras premiadas como Partilha (2019), de Coraci Ruiz e Júlio Matos, sobre pescadores no Ceará; Perifericu (2019), de Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira, que aborda a diversidade sexual e de gênero nas periferias de São Paulo, e Yaõkwa: Imagem e Memória (2020), de Rita Carelli e Vincent Carelli, no qual os índios Enawenê Nawê se confrontam a registros de 15 anos atrás, contendo práticas e rituais que caíram em desuso na comunidade.
Você descobre a programação completa de filmes na página oficial do Sesc. As obras constituem uma oportunidade de descobrir produções que ficaram de fora do circuito comercial, seja pelo formato pouco habitual para as salas de cinema (caso dos curtas-metragens), seja no caso de filmes premiados cujo lançamento foi prejudicado pela paralisação do circuito devido à pandemia de Covid-19.

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Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
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