Não só de “olhar do público” que se faz cinema. Afinal, o espectador já está mais do que acostumado com a crítica de cinema no Brasil. Amada ou odiada pelos fãs da sétima arte, ela será homenageada pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) durante a 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo com o lançamento de quatro livros – dois deles produzidos pela entidade. Entre os destaques está o quarto volume da coleção “100 Melhores”, dedicado aos curtas-metragens. Entre os autores, estão os editores do Papo de Cinema: Robledo Milani, que escreve sobre Dossiê Rê Bordosa (2008), Marcelo Muller, que fala de Mauro, Humberto (1975), e Bruno Carmelo, que disserta sobre O Som, ou Tratado de Harmonia (1984). Todas as sessões de autógrafos acontecerão na livraria Blooks (Shopping Frei Caneca), a partir das 19h.
LEIA MAIS:
Abraccine lança livro com os 100 Melhores Filmes Brasileiros de Todos os Tempos
Editor do Papo de Cinema dá curso sobre Ingmar Bergman no Rio de Janeiro
Flavio Bauraqui será homenageado na 14º Fest Aruanda
O primeiro lançamento acontecerá no dia 22, com Paulínia: Uma História de Cinema, escrito por João Nunes. Primeiro volume da coleção “Festivais de Cinema”, conta a história do Festival de Paulínia e suas seis edições (de 2008 a 2014). No dia 23, será a vez de Atrás das Câmeras: Cineastas Brasileiras de 1930 a 2018, organizado por Luiza Lusvarghi e Camila Vieira. A publicação trata da história do cinema brasileiro feito por mulheres e reúne 27 ensaios que enfocam figuras de destaque.
No dia 29, acontece o lançamento de duas obras: Trajetória da Crítica de Cinema no Brasil, organizado por Paulo Henrique Silva, resultado de um levantamento inédito sobre a história da crítica de cinema no país, abrangendo 23 dos 27 estados – este também conta com a colaboração do editor do Papo de Cinema Bruno Carmelo, abordando crítica de cinema na internet; além de Curta Brasileiro: 100 Filmes Essenciais, organizado por Gabriel Carneiro e Paulo Henrique Silva. Este, apresenta ensaios sobre uma centena de produções brasileira feitas no formato, em várias épocas. Cada texto é assinado por um autor diferente, reunindo nomes importantes da crítica e do pensamento sobre cinema no Brasil e no exterior. Conta ainda com 23 artigos históricos que percorrem a trajetória do curta.
LEIA MAIS
Mostra SP 2019 :: Sucessos nacionais recentes com exibição gratuita no Theatro Municipal
Mostra SP 2019 :: Edgar Ramirez e Leonardo Sbaraglia virão a São Paulo
Mostra SP 2019 :: Lista de filmes inclui 60 brasileiros, vencedor de Berlim e inéditos de Cannes
(Fonte: Abraccine)
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
- Saga :: A Era do Gelo - 1 de fevereiro de 2022
Deixe um comentário