Nos dias 3 e 4 de novembro, a 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo sedia a segunda edição do Fórum Nacional de Lideranças Femininas no Audiovisual. Trata-se de uma mobilização do +Mulheres Lideranças do Audiovisual Brasileiro, por meio da Spcine, reunindo convidadas de renome do mundo inteiro para discutir inclusão e representatividade.
O canal oficial da Mostra de São Paulo no YouTube traz seminários e debates mediados por profissionais do audiovisual como Débora Ivanov e Ana Paula Sousa. Entre os temas debatidos estão a gestão de políticas públicas, os meios para estimular redes de colaboração e os exemplos de projetos internacionais bem-sucedidos no fomento à produção feita por mulheres.
LEIA MAIS
Cobertura :: 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (2020)
Sementes: Mulheres Pretas no Poder :: “Desde Marielle Franco, a pauta racial entrou na política brasileira com força”, explicam Éthel Oliveira e Júlia Mariano
Cate Blanchett e Tilda Swinton defendem fim de prêmios divididos por gênero
O painel de convidadas conta com a israelense Alma Har’el, cuja plataforma Free the Work promove a visibilidade do trabalho de novas diretoras, além de Delphyne Besse, criadora do Collectif 50/50, que luta pela presença igualitária de mulheres em festivais, e Maria Ângela de Jesus, diretora internacional de produções originais Netflix.
Em paralelo, o evento homenageia a produtora Mariza Leão, com 45 anos de carreira, com destaque para o trabalho nos filmes Meu Nome Não É Johnny (2008) e De Pernas pro Ar (2010). A lista completa de horários e participantes de cada seminário pode ser conferida na página Facebook da Mostra de São Paulo.