Preparem-se, pois a 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo está quase começando. Entre os dias 17 e 30 de outubro, diversos espaços da capital paulista receberão mais de 415 filmes, de 82 países. E a melhor maneira de se aquecer para o evento, conhecido como o maior festival de cinema do Brasil, é no Papo de Cinema. Isso porque diversos títulos selecionados para a Mostra já foram conferidos pelo Papo em outros eventos. Sendo assim, apontamos 16 longas que nossos editores recomendam aos interessados em marcar presença na festa. Siga o fio!
CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)
Vencedor do Festival de Cannes 2024, Anora está na relação. A aposta de Sean Baker – que conta a história de uma garota de programa do Brooklyn, Nova York, que casa impulsivamente com o filho de um oligarca russo – foi carimbada pelo Papo em uma cabine de imprensa especial no Rio de Janeiro.
COBERTURA
– Especial :: 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (2024)
Já Dahomey, foi conferido pelo site no Festival de Berlim 2024, de onde saiu com o prêmio máximo: o Urso de Ouro. A produção franco-senegalesa, vale lembrar, acompanha uma repatriação de artefatos históricos saqueados por colonizadores franceses em 1892. Outras apostas, como De Hilde, Com Amor, de Andreas Dresen, Dying: A Última Sinfonia, de Matthias Glasner, e Pequenas Coisas Como Estas, de Tim Mielants, também foram vistos em Berlim e estão na Mostra.
Mas nem só de empreitadas internacionais se faz a lista de recomendações, pois, nada menos que, dez títulos brasileiros estão entre os preferidos do Papo na Mostra. Tais obras foram conferidas por nossos críticos em eventos como 56º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2023), Festival do Rio 2024, 13º Olhar de Cinema: Festival Internacional de Curitiba (2024) e 52° Festival de Cinema de Gramado (2024). A seguir, fique com a lista completa. E para verificar cada crítica escrita, basta clicar no filme escolhido.
- A Cozinha, de Alonso Ruizpalacios
- Anora (Anora), de Sean Baker
- Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa
- Baby, de Marcelo Caetano
- Centro Ilusão, de Pedro Diógenes
- Dahomey (Dahomey), de Mati Diop
- De Hilde, Com Amor, de Andreas Dresen
- Dying: A Última Sinfonia, de Matthias Glasner
- Malu, de Pedro Freire
- No Céu da Pátria nesse Instante, de Sandra Kogut
- O Clube das Mulheres de Negócios, de Anna Muylaert
- Oeste Outra Vez, de Erico Rassi
- Os Enforcados, de Fernando Coimbra
- Pequenas Coisas Como Estas, de Tim Mielants
- Retrato de um Certo Oriente, de Marcelo Gomes
- Tijolo por Tijolo, de Quentin Delaroche, Victoria Alvares
MAIS SOBRE A MOSTRA
Vale lembrar que a 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo também contará com a seção tradicional Novos Diretores e novidades, como 1ª Mostrinha, destinada a filmes infantis, Centenário Marcello Mastroianni e Foco Índia. A vinheta e o cartaz especiais do evento foram produzidos a partir de storyboards do cineasta indiano Satyajit Ray para o filme A Canção da Estrada (1955). O Papo de Cinema estará in loco cobrindo 48ª Mostra.
LEIA TAMBÉM
– Festival Varilux 2024 :: Papo de Cinema convida para as sessões de abertura
– Festival do Rio 2024 :: Baby e Malu são os grandes vencedores
– Cinema em Movimento :: Projeto gratuito promoverá mais de 400 sessões
Gostou do conteúdo sobre a Mostra? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky
Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)
- Carolina Dieckmann :: Começam as filmagens de (Des)controle, novo filme com a atriz - 21 de novembro de 2024
- A Bachata do Biônico - 19 de novembro de 2024
- En La Caliente: Contos de um Guerreiro do Reggaeton - 19 de novembro de 2024
Deixe um comentário