Após intensa programação na capital paulista, a 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo chegou ao fim. A cerimônia de encerramento do evento aconteceu na noite dessa quarta-feira, 30, no Espaço Petrobras, da Cinemateca Brasileira. Com apresentação de Renata de Almeida e Serginho Groisman, a solenidade realizou a entrega dos prêmios desta edição, entre eles o Troféu Leon Cakoff para o cineasta Francis Ford Coppola, que estava presente. A premiação foi seguida da projeção do mais novo filme do diretor estadunidense: Megalópolis.
CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)
LEIA MAIS
– Critics Choice Documentary Awards 2024 :: Confira a lista de indicados!
– Ainda Estou Aqui :: Escolhido o representante do Brasil no Oscar 2025
– Globo de Ouro 2025 :: Suspeita de corrupção pode colocar em xeque a premiação (de novo)
A condecoração da Mostra foi dividida em diversas frentes, entre elas o Prêmio do Júri, o Prêmio do Público e o Prêmio da Crítica. No Prêmio do Júri, fizeram parte do colegiado a atriz brasileira Camila Pitanga, o ator e cineasta português Gonçalo Waddington, a curadora e produtora Hebe Tabachnik, o produtor Kyle Stroud, o diretor e escritor iraniano Mohsen Makhmalbaf e o crítico de cinema francês Thierry Meranger.
Vale lembrar que a 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo aconteceu entre os dias 17 e 30 de outubro, em diversos espaços da capital paulista, que receberam mais de 415 filmes, de 82 países. A vinheta e o cartaz especiais do evento foram produzidos a partir de storyboards do cineasta indiano Satyajit Ray para o filme A Canção da Estrada (1955). O Papo de Cinema esteve presente na 48ª Mostra. A seguir, fique com os vencedores:
COMPETIÇÃO NOVOS DIRETORES
MELHOR FICÇÃO: Familiar Touch, de Sarah Friedland, e Hanami, de Denise Fernandes
MELHOR DOCUMENTÁRIO: No Other Land, de Basel Adra, Rachel Szor, Hamdan Ballal e Yuval Abraham,
e Sinfonia da Sobrevivência, de Michel Coeli
MELHOR DIREÇÃO: Adam Elliot, por Memórias de um Caracol
LONGAS INTERNACIONAIS
MELHOR FICÇÃO: O Caso dos Estrangeiros, de Brandt Andersen
MELHOR DOCUMENTÁRIO: Balomania, de Sissel Morell Dargis
LONGAS BRASILEIROS
MELHOR FICÇÃO: Ainda Estou Aqui, de Walter Salles
MELHOR DOCUMENTÁRIO: 3 Obás de Xangô, de Sérgio Machado
MELHOR FILME BRASILEIRO: Manas, de Marianna Brennand
MELHOR FILME INTERNACIONAL: Levados Pelas Marés, de Jia Zhangke
Intervenção, de Gustavo Ribeiro
Serra das Almas, de Lírio Ferreira
Malu, de Pedro Freire
Hanami, de Denise Fernandes
Gostou do conteúdo sobre a Mostra? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!