Mostra Steve McQueen: The King of Cool chega a São Paulo em 22 de fevereiro

Publicado por
Bruno Carmelo

Entre os dias 22 de fevereiro e 29 de março, o Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo (CCBB – SP) recebe a mostra Steve McQueen: The King of Cool. O projeto tinha a previsão de estreia em 2020, para coincidir com o ano em que o ator completaria 90 anos. No entanto, a pandemia adiou a estreia, que ocorre em 2021 em formato presencial. Após a passagem por São Paulo, o evento chega igualmente a Brasília e Rio de Janeiro.

No total, serão apresentados 26 filmes estrelados por Steve McQueen, além de três documentários sobre a sua carreira. A seleção inclui A Bolha Assassina (1958), Sete Homens e um Destino (1960), O Inferno É para os Heróis (1962), Fugindo do Inferno (1963), Bullitt (1968), Os Implacáveis (1972), Papillon (1973), Inferno na Torre (1974) e O Caçador Implacável (1980).

LEIA MAIS
De Portugal para o Mundo :: Mostra gratuita segue em cartaz no CCBB-RJ
CCBB São Paulo recebe mostra gratuita Mel Brooks – Banzé no Cinema
Mostra de Cinema Moventes exibe filmes gratuitos todas as sextas-feiras

 

 

Além das sessões presenciais, nas salas de cinema, outras atividades estão previstas para o formato online, incluindo debates com o curador Mário Abbade e o jornalista Rodrigo Fonseca (dia 22/02), uma palestra sobre a Narrativa Cinematográfica em Imagens (dia 13/03), e uma aula magna intitulada O Arquétipo do Anti-Herói de Poucas Palavras (dia 20/03).

“O ator faz parte de uma linhagem de nomes que constituem marcos da arte dramática, e é preciso que a sua filmografia seja observada e analisada sob essa perspectiva. […] McQueen era um ícone tão forte que se sentiu à vontade para dizer não a diretores como Coppola, Spielberg e Milos Forman, recusando convites milionários e papéis com que outros profissionais sonhavam, como os de Apocalypse Now e Um Estranho no Ninho, explica o curador.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)