Mostra Taturana 2021 exibe 23 filmes dirigidos por pessoas negras e indígenas

Publicado por
Bruno Carmelo

Entre os dias 14 e 19 de setembro de 2021, a Mostra Taturana de Cinema: Democracia e Antirracismo organiza sua 2ª edição, com programação online e presencial. Serão exibidos 23 filmes dirigidos por artistas negros e indígenas, em paralelo a debates, oficinas e conversas com intelectuais disponíveis no YouTube. As exibições ocorrem online via plataforma TodesPlay, e presencialmente no circuito Spcine.
A seleção de filmes inclui os aclamados Cavalo (2020), de Rafhael Barbosa e Werner Salles Baghetti; Chico Rei Entre Nós (2020), de Joyce Prado; Sementes: Mulheres Pretas no Poder (2020), de Éthel Oliveira e Júlia Mariano, e O Caso do Homem Errado (2017), de Camila de Moraes. Os títulos se dividem nos eixos temáticos Experiências do Corpo e da Fé, Vidas Negras Importam, Muros do Racismo, Árvore da Memória, Em Defesa da Vida e Outras Histórias Possíveis.
LEIA MAIS
Mostra Insurreição! apresenta 13 filmes online sobre resistência negra
Rafhael Barbosa e Werner Salles: “Cavalo é um divisor de águas para o cinema de Alagoas”
Sementes: Mulheres Pretas no Poder :: “Desde Marielle Franco, a pauta racial entrou na política brasileira com força”, explicam Éthel Oliveira e Júlia Mariano

Chico Rei Entre Nós

A edição 2021 promove uma conexão entre Brasil e Portugal, na busca de compreender as raízes do preconceito racial derivadas da colonização, e as maneiras de enfrentá-las nas diferentes culturas dos dois países. Dentro deste recorte, serão promovidos os debates Ocupação de Espaços Institucionais por Mulheres Negras, com Eleonor Mata, Vânia Andrade e Cristina Rodão, e Vidas Negras Importam, com Giselle Florentino, Débora Silva e Nilma Bentes.
A Mostra Taturana de Cinema é uma iniciativa da Taturana Mobilização Social, em parceria com a Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (APAN), Coalizão Negra por Direitos e Wonder Maria Filmes. Em Portugal, o evento conta com apoio do Instituto da Mulher Negra (Inmune), SOS Racismo, Nêga Filmes e Buala. A programação completa, com dias e horários de exibição, se encontra no site oficial.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)