A MUBI, plataforma dedicada ao cinema clássico, independente e alternativo, divulgou a sua programação para o mês de julho, incluindo títulos preciosos aos cinéfilos. Como de costume, cada dia um filme novo é acrescentado à grade enquanto outro é retirado, então vale ficar de olho nas datas e correr para acompanhar algumas obras raríssimas selecionadas.
Entre os destaques se encontram a retrospectiva Jean-Luc Godard e a homenagem a Rainer Werner Fassbinder. O primeiro é representado por filmes de três décadas diferentes: o documentário Numéro Deux, de 1975, a comédia Detetive, de 1985, e o drama Para Sempre Mozart, de 1996. Já o diretor alemão é recordado pela fase específica de 1979 a 1982, com A Terceira Geração (1979), Lola (1981) e O Desespero de Veronika Ross (1982).
LEIA MAIS
Olhar de Cinema revela os filmes de sua retrospectiva online
Mostra Clássicos do Cinema Japonês exibe filmes gratuitos online
Mostra Mulheres no Audiovisual traz 38 filmes gratuitos na Internet
Já o cinema brasileiro é representado por três obras ousadas da produção recente, todas dirigidas por mulheres: Pendular (2017), crônica sobre o trabalho artístico pelos olhos de Júlia Murat, Los Silencios (2018), investigação sobre a relação de uma comunidade com seus mortos, sob direção de Beatriz Seigner, e Indianara (2019), documentário de Aude Chevalier-Beaumel e Marcelo Barbosa sobre a ativista e militante transexual.
Além disso, a MUBI traz o aclamado drama A Portuguesa (2018), de Rita Azevedo Gomes, o épico Kundun (1997), de Martin Scorsese, e o trabalho de jovens diretores que despontam no cenário internacional, como Romina Paula, representada pelo drama De Novo Outra Vez (2019).