Depois de um mês disponível online em dezenas de países, o My French Film Festival 2021 se encerrou em 15 de fevereiro. Neste período, o Papo de Cinema teve a oportunidade de assistir a todos os longas-metragens, com críticas publicadas na nossa matéria especial. Ao fim, os organizadores comemoraram o número recorde de visualizações: 13 milhões de pessoas assistiram aos títulos selecionados.
O encerramento trouxe o anúncio dos vencedores da 11ª edição. Os dois principais prêmios foram decididos a unanimidade. O Grande Prêmio do Júri, decidido por Monia Chokri, Franco Lolli, Mounia Meddour, Gianfranco Rosi e Rosalie Varda foi atribuído ao documentário Adolescentes (2019), de Sébastien Lifshitz. O filme acompanha a vida de duas adolescentes dos 13 aos 18 anos de idade, enquanto atravessam as transformações sociais e políticas na França. Leia a nossa crítica.
LEIA MAIS
Cobertura :: 11º My French Film Festival (2021)
Festival de Berlim 2021 :: Mostra Competitiva tem Céline Sciamma e Hong Sang-Soo, veja a lista
Podcast 2021 #32 :: Brasil no Oscar, MyFrenchFilmFestival, Tiradentes e a volta de Máquina Mortífera
Já o Prêmio da Imprensa Internacional, decidido por Susanne Burg, Robby Eksiel, Zouhour Harbaoui, Katie Parker, Daria Porycka, Clarence Tsui e Veronika Zajdela, foi entregue à animação Josep (2020), de Aurel. A coprodução franco-belga-espanhola se passa em 1939, quando o prisioneiro de um campo de concentração se torna amigo do guarda do local. Leia a nossa crítica.
Os demais prêmios foram entregues aos documentários Silêncio e Intervalo. Descubra a lista completa de vencedores:
Grande Prêmio do Júri: Adolescentes, de Sébastien Lifshitz
Prêmio da Imprensa Internacional – Longa-metragem: Josep, de Aurel
Prêmio da Imprensa Internacional – Curta-metragem: Silêncio, de Élodie Wallace
Prêmio do Público – Longa-metragem: Josep, de Aurel
Prêmio do Público – Curta-metragem: Intervalo, de Anthony Lemaitre