20180319 shia lebouf papo de cinema

Shia LaBeouf talvez seja um dos mais talentosos atores norte-americanos de sua geração. Inicialmente talhado para ser uma espécie de queridinho da indústria, ele foi caindo numa espécie de limbo comercial por conta de seu comportamento irascível e as atitudes, no mínimo, controversas. Felizmente isso não evitou que ele se destacasse numa seara independente, em papeis que fazem jus à sua capacidade como intérprete. Mas, parece que as turbulências psicológicas e emocionais ainda estão o atrapalhando em diversos momentos. O protagonismo de Não se Preocupe, Querida, novo filme dirigido por Olivia Wilde, parecia uma oportunidade e tanto para uma espécie de volta por cima. Porém, a demissão jogou um balde de água fria nas expectativas. Na época, o estúdio anunciou que “conflitos de agenda” teriam motivado o desligamento, mas agora a próprio Wilde veio a público esclarecer os fatos.

LEIA MAIS
Shia LaBeouf deixará a “aposentadoria” para viver monge em filme de Abel Ferrara
Shia LaBeouf estrela filme sobre Shia LaBeouf, mas não interpretando Shia LaBeouf
Shia LaBeouf, antiga estrela de Transformers, diz que os filmes dos robôs são “irrelevantes”

Em meio à turnê promocional de Não se Preocupe, Querida, a cineasta falou sem rodeios sobre o assunto numa entrevista para a revista norte-americana Variety:

“Digo isto como profunda admiradora de seu trabalho (de Shia). Seu processo não foi condizente com o ethos que exijo em minhas produções. Ele tem um processo que, de certa forma, demanda uma energia combativa. E pessoalmente não acredito que isso seja propício para as melhores atuações. Acredito que criar um ambiente seguro e confiável é a melhor maneira de levar as pessoas a fazer o melhor trabalho possível. Em última análise, minha responsabilidade é com a produção e o elenco para protegê-los. Esse era o meu trabalho”.

Notícias sobre os processos do ator baseados nessa “energia combativa” que a diretora citou não são uma novidade. Mesmo assim, ela fez questão de elogiar seu ex-comandado:

“Muita coisa realmente me incomodou quanto ao comportamento dele. Desejo-lhe saúde e evolução porque acredito na restauração. Mas, para o nosso filme, o que realmente precisávamos era de uma energia que fosse incrivelmente solidária. Particularmente com um filme como esse, sabia que pediria a Florence [Pugh] para estar em situações muito vulneráveis, e minha prioridade era fazê-la se sentir segura e apoiada”.

 Não se Preocupe, Querida chega aos cinemas brasileiros em 22 de setembro deste ano. Confira abaixo o trailer.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *