Nepo baby é um termo que surgiu nos EUA, nos anos 2010. Derivado de nepotismo, ele se refere a celebridades cujos pais tiveram sucesso nas mesmas carreiras ou em carreiras relacionadas. Sendo assim, essa prole foi capaz de usar essas ligações para construir uma trajetória profissional.
CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)
Em meio ao sucesso de Fernanda Torres no estrangeiro, vencendo o Globo de Ouro, ganhando os mesmos holofotes de sua mãe, Fernanda Montenegro, no final dos anos 1990 (ainda que a veterana não tenha vencido o troféu), o termo se popularizou de vez no Brasil. Isso porque Lívian Aragão, filha de Renato Aragão, causou polêmica ao usar o termo nepo baby para parabenizar Fernanda.
“Dia de muita emoção pros nepobabies. Fernanda, a gente te ama”, escreveu Lívian no Instagram. A postagem gerou controvérsia. Afinal, Lívian e Fernanda estão no mesmo barco? Ambas podem ser consideradas nepo babies?
FERNANDA TORRES RESPONDE
Em entrevista ao portal internacional IndieWire, a atriz falou sobre o assunto. “Você não precisa matar um nepo baby assim que ele nasce. Eu realmente odeio essa ideia porque as pessoas aprendem pelo ambiente. Isso não significa que quando você é um nepo baby sua vida está resolvida. Pelo contrário, você tem que se inventar. Você tem outros problemas“, disse a artista que seguiu os passos dos pais, Fernanda Montenegro e Fernando Torres.
NEPO BABYS: PERCEPÇÃO E DEBATES
O termo nepo baby reflete uma discussão contemporânea sobre privilégios, meritocracia e desigualdade de oportunidades. Embora muitas vezes usado de forma pejorativa, ele também abre espaço para reflexões sobre a influência do contexto familiar e social no sucesso profissional. Entender as nuances do conceito é essencial para abordar o tema de forma justa, evitando generalizações e reconhecendo os desafios e vantagens que diferentes trajetórias carregam.
NEPO BABYS: EXEMPLOS NO SHOWBIZ
Nepo babies famosos são inúmeros no meio cultural. Lívian, por exemplo, estreou nas telas ainda criança, protagonizando filmes ao lado do pai, o que catapultou seu nome ao estrelato. Outro caso é o de Fiuk, filho do cantor Fábio Jr., que tenta emplacar como cantor e ator, mas frequentemente é criticado por sua falta de originalidade e habilidade. Em Hollywood, um famoso caso é o de Jaden Smith, filho de Will Smith e Jada Pinkett Smith, cuja carreira como ator e músico é alvo de questionamentos, apesar de sua estreia promissora ao lado do pai em À Procura da Felicidade (2006). Aliás, vale lembrar, o episódio 15, da temporada 33, de Os Simpsons debate esse caso especial com humor ácido.
Já Brooklyn Beckham, filho de David e Victoria Beckham, tentou a sorte no futebol, na fotografia e na culinária, mas nenhuma dessas áreas resultou em grande sucesso ou reconhecimento. Chet Hanks, filho de Tom Hanks, é mais conhecido por polêmicas pessoais do que por seus esforços como ator ou músico. Já Sistine Stallone, filha de Sylvester Stallone, atua como modelo e atriz, mas muitos consideram que seu espaço no meio artístico vem do peso do sobrenome. Por fim, Lily-Rose Depp, filha de Johnny Depp e Vanessa Paradis, encontra papéis de destaque no cinema e é requisitada como modelo, mas sua atuação ainda é alvo de críticas, levantando suspeitas sobre o quanto o apoio dos pais alavancou sua trajetória.
PORTANTO, FERNANDA TORRES É UMA NEPO BABY?
Analisando sua trajetória, é difícil encaixar a atriz nessa descrição. Ela é frequentemente vista como um exemplo de alguém que transcendeu o rótulo de nepo baby, sendo lembrada pelo prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes em 1986, por sua atuação em Eu Sei que Vou Te Amar, o que lhe garantiu uma validação internacional, algo que não pode ser atribuído apenas à influência de seus pais. Além disso, sua carreira é marcada pela diversidade, indo além da atuação em filmes e novelas. Fernanda também se destacou como dramaturga, escritora e roteirista, com obras respeitadas, como o livro Fim, demonstrando sua versatilidade e autonomia criativa.
Embora seja filha de Fernanda Montenegro, uma das maiores atrizes do Brasil, ela construiu uma identidade artística própria, com um estilo único e uma presença que se destacam de forma independente. Sua trajetória inclui escolhas artísticas autênticas, muitas vezes em projetos inovadores e desafiadores. Sua atuação em comédias, como nas séries Os Normais e Tapas e Beijos, também consolidaram seu lugar no coração do público.
Ademais, Fernanda Torres nunca se esquivou de discutir o impacto do sobrenome em sua carreira. Embora reconheça o privilégio de ter crescido em um ambiente culturalmente rico, ela sempre enfatizou que sua trajetória foi construída por meio do trabalho árduo, sendo uma artista com consciência crítica sobre o próprio papel na indústria cultural.
LEIA MAIS
– Emilia Pérez :: Entenda a polêmica em torno do filme escolhido pela França para o Oscar 2025
– Ryan Reynolds :: Ator teria debochado de Justin Baldoni em Deadpool & Wolverine
– Além de Jeremy Allen White como Bruce Springsteen, quais outras cinebiografias são aguardadas?
Gostou do conteúdo sobre nepo baby? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky
E que tal dar uma conferida no nosso canal do YouTube? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!
Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)
- Nepo baby :: Fernanda Torres é ou não um exemplo? Entenda a polêmica - 13 de janeiro de 2025
- Ryan Reynolds :: Ator teria debochado de Justin Baldoni em Deadpool & Wolverine - 10 de janeiro de 2025
- Emilia Pérez :: Entenda a polêmica em torno do filme escolhido pela França para o Oscar 2025 - 10 de janeiro de 2025
Deixe um comentário