Como de costume, a Netflix divulgou os seus números de audiência no semestre, com motivos para comemorar: de acordo com a empresa, a série The Witcher já foi vista por 76 milhões de pessoas nas quatro primeiras semanas, superando o recorde estabelecido anteriormente por Stranger Things, com 64 milhões de visualizações. Em paralelo, o filme de ação Esquadrão 6 (2019), estrelado por Ryan Reynolds, foi visto por 83 milhões de pessoas em quatro semanas.
O sucesso destes projetos é certamente imenso, embora desperte questionamentos sobre os dados. Primeiro, os resultados são restritos à contagem da própria empresa, sem permitir uma avaliação externa. Quando a Nielsen divulgou o número de 13 milhões de visualizações para O Irlandês (2019), por exemplo, a Netflix desmentiu a publicação. Segundo, o recorte é parcial: são anunciados apenas os projetos de maior sucesso, sem números sobre filmes e séries que fracassaram.
LEIA MAIS
Tudum Festival :: Netflix reúne estrelas nacionais e internacionais em evento
Modo Avião :: Comédia com Larissa Manoela ganha data de estreia na Netflix
Globo de Ouro 2020 :: Netflix é campeã de indicações em Televisão
Agora, uma mudança drástica nos métodos de contagem também permite olhar os números astronômicos de The Witcher e Esquadrão 6 com cautela: se antes a Netflix considerava uma visualização a cada vez que o espectador atingisse 70% do conteúdo (da série ou do filme), agora bastam dois minutos seguidos para que a empresa considere que o programa foi visto pelo assinante.
A empresa reconhece que a nova contagem aumenta os números em cerca de 35%, de acordo com o The Hollywood Reporter, e se justifica: “A nossa nova metodologia é semelhante ao player da BBC baseado em procuras pelo título, assim como os artigos mais populares do New York Times, que inclui todas as pessoas que abriram aquele artigo, e as contagens do YouTube”.
De acordo com esta metodologia, as novas temporadas de Você e The Crown foram vistas por 54 milhões e 21 milhões de pessoas, respectivamente.