Netflix perdeu quase 1 milhão de assinantes no segundo semestre de 2022

Publicado por
Redação Papo de Cinema

No primeiro trimestre de 2022, a Netflix apontou que perdeu cerca 200 mil assinantes no período, contudo, como todo mundo sabe, não há nada ruim que não possa piorar, e os números referentes ao segundo trimestre são ainda mais desanimadores. Isso porque recentemente a companhia de streaming veio a público e relatou que entre abril e junho de 2022 eles tiveram uma perda de quase 1 milhão de assinantes, a maior queda já registrada pela empresa.

Ao total, o número é 500% superior aos 200 mil assinantes perdidos no primeiro trimestre deste ano, e mesmo com o resultado péssimo, o saldo ainda foi melhor que o esperado pela companhia.

Inicialmente, a Netflix acreditava que aproximadamente dois milhões de cancelamentos de assinaturas seriam realizados no período, pelo menos é isso o que apontava um relatório divulgado pela companhia em abril. E, com essa segunda queda consecutiva, a tese de que deve ocorrer uma revisão no serviço de streaming ganha ainda mais força, principalmente pelo crescente aumento da concorrência, que a cada dia pratica preços mais competitivos e atrativos para os espectadores.

Além de apostarem em um preço mais competitivo, alguns serviços de streaming têm se diversificado bastante na oferta de conteúdos. Um exemplo é a Amazon Prime, que nesta temporada já transmitiu mais de 28 jogos com exclusividade da Copa do Brasil. Já a HBO MAX em parceria com a TNT Sports exibiu quase todas as partidas da última edição da Liga dos Campeões, onde os usuários ainda tinham a opção de assistirem os jogos em outro momento, já que eles ficavam disponíveis no streaming por alguns dias.

Ambas as companhias claramente entenderam  que o futebol é uma paixão nacional e uma excelente vitrine para o seu serviço. Algo semelhante ocorre também com as plataformas de palpites, que entendendo que a modalidade é uma ótima porta de entrada, investem pesado no futebol brasileiro, disponibilizando também diversos mimos para os torcedores, como os bônus sem depósito. Através deles, o usuário recebe um saldo inicial para realizar seus palpites na competição esportiva da sua escolha, e assim testar os serviços disponibilizados pelas operadoras selecionadas pelo apostasesportivas24.com sem precisar gastar um centavo.

Receita aumentou apesar do tombo
Mesmo com a perda enorme de assinantes, a receita da Netflix cresceu 9% no segundo trimestre de 2022, alcançando o montante de US$ 7,9 bilhões. Sendo que em junho, a empresa registrou 220,7 milhões de assinantes em todo o globo, ocupando ainda o posto de maior plataforma do mercado de streaming de filmes e séries.

Buscando reverter o cenário de frequente perda de assinantes, recentemente a Netflix revelou que lançará um novo plano de assinatura em 2023. A ideia é de que o novo plano seja mais barato, contudo, ele conterá anúncios publicitários, além disso, quem escolher esta opção não terá acesso a todas as produções presentes no catálogo da Netflix.

De acordo com o co-CEO da companhia, Ted Sarandos, a redução no catálogo se dá por conta dos acordos vigentes com os estudos detentores dos direitos de produções, que não anteviam a exibição de anúncios publicitários em seus conteúdos.

“Hoje, a grande maioria dos conteúdos que as pessoas assistem na Netflix pode ser incluída no plano com anúncios. Há alguns títulos que não, e estamos conversando com os estúdios. Mas, se lançássemos o produto hoje, os assinantes desse plano teriam uma ótima experiência”, disse Sarandos, segundo a revista Variety.

Por enquanto, a companhia ainda não anunciou quanto custará o novo plano. Sendo que a última grande novidade relacionada a empresa, é que ela fechou uma parceria global de vendas e tecnologia com a Microsoft.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
CONTATO: papodecinema@papodecinema.com.br

Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)