Após o sucesso de Roma, a Netflix mais uma vez tenta se credenciar ao Oscar. Para 2020, a gigante do streaming decidiu apostar nos seguintes títulos: O Rei (2019), História de Um Casamento (2019) e A Lavanderia (2019) – todos com datas de estreia prevista entre outubro e dezembro de 2019. Uma das regras de elegibilidade para a premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas é que os filmes tenham sido exibidos por pelo menos 7 dias consecutivos em um cinema de Los Angeles, com o mínimo de 3 exibições por dia. Para isso, a Netflix está tentando negociar com as redes AMC e Cineplex, mas elas estão impondo a condição de que o título fique pelo menos 3 meses em cartaz antes de entrar na plataforma on demand.
LEIA MAIS:
Roma vence o grande prêmio anual da FIPRESCI
O Irlandês :: Netflix marca data de estreia do filme de Martin Scorsese
Brasileiros são premiados no Festival de Locarno
O Rei (2019), de David Michôd (War Machine, 2017), acompanha Timothée Chalamet numa saga de descobrimento baseado na história real do monarca Henrique V. Já a comédia dramática História de Um Casamento (2019) conta com a direção do indicado ao Oscar Noah Baumbach (A Lula e a Baleia, 2005) e o carimbo do Festival de Veneza 2019. E, por último, A Lavanderia (2019) – que também foi selecionado para o evento cinematográfico italiano – conta com o premiado cineasta Steven Soderbergh por trás das câmeras e Meryl Streep como estrela principal. Outro título bastante aguardado é o thriller O Irlandês (2019), épico de Martin Scorsese com 3h30min de duração e estrelado por Robert De Niro e Al Pacino. Também ganharão as telas de cinema – e, portanto, estarão aptos a disputar indicações ao Oscar – os títulos Meu Nome é Dolemite, com Eddie Murphy, Earthquake Bird, com Alicia Vikander, Os Dois Papas, do brasileiro Fernando Meirelles, com Anthony Hopkins e Jonathan Pryce como protagonistas, o francês Atlantique e as animações Klaus e I Lost My Body. Confira o calendário de estreias:
Em 2019, o drama Roma (2018) venceu as categorias de Melhor Filme Estrangeiro, Direção, para Alfonso Cuarón, e Fotografia. Além disso, consagrou as atrizes mexicanas Yalitza Aparicio e Marina de Tavira com nomeações por seus trabalhos no longa. O fato desencadeou algumas polêmicas quanto a relação de obras consideradas televisivas na maior premiação do cinema mundial. Steven Spielberg e Quentin Tarantino foram algumas das personalidades que defenderam a não-indicação dessas produções. Nenhum dos títulos programados para esse ano, no entanto, possuem exibição garantida nos cinemas brasileiros. As datas divulgadas acima dizem respeito apenas ao mercado norte-americano. Resta, no entanto, a torcida para que o mesmo se repita em outros países!