A mostra traz para o público a obra de Nicolas Philibert, um dos mais expressivos documentaristas da atualidade, que resgata em seus registros a emoção da descoberta do real como nas origens do cinema. Ainda pouco conhecido no Brasil, o cineasta é um dos grandes nomes do filme documentário francês e mundial.
Um dos destaques da programação está o filme Ser e Ter (2002), longa que levou o cineasta a alcançar o reconhecimento do público na França e em festivais internacionais. O documentário retrata uma escola rural na França onde os alunos, entre 4 e 11 anos, são todos educados pelo mesmo professor, Sr. Georges Lopez.
Outros destaques são De Volta à Normandia (2007) e A Estação de Rádio (2013), o segundo tendo estreado no festival de Berlim de 2013 e ainda inédito em São Paulo. A Estação de Rádio mergulha no coração da Radio France, descobrindo o que habitualmente escapa aos olhares: os mistérios e as cenas de um meio cuja própria matéria que utiliza (o som) é invisível.
Com o apoio da Embaixada da França no Brasil e do Instituto Francês, todos os filmes serão exibidos em 35mm com legendas eletrônicas. A mostra terá ingressos a preços populares e 10% dos ingressos serão disponibilizados gratuitamente ao público de baixa renda.
(Fonte: ATTi Comunicação)