O Papo de Cinema divulga com exclusividade o cartaz de Nona: Se me Molham, Eu os Queimo (2021), coprodução Chile/Brasil que chega no dia 18 aos cinemas do Brasil. O longa acabou de passar pela competição principal do Festival de Roterdã, um dos mais importantes da Europa. Dirigido por Camila José Donoso, tem como protagonista a avó da cineasta, Josefina Ramirez, alguém que permite a reflexão não apenas sobre a própria vida, mas também a respeito de toda uma geração de chilenos que tiveram suas existências marcadas pelas lutas ocorridas nesse país apertado entre a cordilheira e o oceano. Embora seja baseado em fatos, o longa não tem um compromisso estrito com eles, misturando assim eventos reais, imaginados e recriados da vida de Josefina.

LEIA MAIS
Dente por Dente :: Paolla Oliveira cobra explicações sobre crime em cena do suspense (Exclusivo)
Meu Pai :: Anthony Hopkins e Olivia Colman estampam cartaz nacional (Exclusivo)
Atravessa a Vida :: Às vésperas do ENEM, alunos debatem a vida adulta (Exclusivo)

“Eu queria que o personagem de Nona tivesse profundidade. Eu queria que o espectador descobrisse Nona como eu a conhecia; uma avó, uma dona de casa extrovertida que ocasionalmente mentia, uma mulher volúvel, e tudo aquilo que estava longe da femme fatale piromaníaca que mais tarde descobri. Eu queria que o espectador pudesse viver na intimidade de Nona, sem julgamento: pois a beleza de Nona também reside na complexidade, na ambivalência de seu caráter”, explica a diretora, que já teve sua carreira como documentarista celebrada durante o Olhar de Cinema de 2019. Nona: Se me Molham, Eu os Queimo é a estreia da cineasta no campo da ficção. O elenco combina atores e atrizes profissionais, além de amadores, como a própria Josefina, atrizes Gigi Reyes, Paula Dinamarca e Nancy Gómez. O Brasil é representado por Eduardo Moscovis, que interpreta Pedro, figura misteriosa que ronda Nona. Sem delongas, confira abaixo, em primeira mão no Papo de Cinema, o cartaz brasileiro do filme:

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *