Acontecendo de 19 a 23 de agosto no arquipélago de Fernando de Noronha, o Noronha2B 2024: Film Commission Forum nasceu com uma vocação muito interessante: a de discutir audiovisual profundamente, muitas vezes o associando às pautas turísticas a fim de chegar em denominadores comuns. Não à toa o fórum acontece num dos destinos latino-americanos mais disputados por visitantes do Brasil e do exterior. Composto da exibição de filmes, de mesas temáticas para a discussão de diversos componentes da cadeia audiovisual, promovendo shows musicais e homenagens (sobre isso você encontra nas notícias relacionadas abaixo), o fórum contou com a ilustre presença de algumas autoridades, entre elas Marcelo Freixo, presidente da Embratur, Márcio Tavares, secretário-Executivo do Ministério da Cultura, Cacau de Paula, secretária de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco, Eduardo Loyo, presidente da Empetur, Thallyta Figuerôa, Administradora da Ilha de Fernando de Noronha e Jandira Feghali, Deputada Federal pelo Estado do Rio de Janeiro.
LEIA MAIS
– Noronha2B 2024 :: Começa a 1ª edição do Fórum de Cinema em Fernando de Noronha
– Noronha2B 2024 :: Fernando de Noronha sedia primeira edição do Fórum de Cinema
– Mostra Ecofalante de Cinema 2024 :: Não Existe Almoço Grátis vence a 13ª edição do evento
COM A PALAVRA, AS AUTORIDADES!
“Queria saudar demais desse momento. O governo do presidente Lula acredita neste projeto, através de todos os ministérios aqui presentes. A gente está junto para dizer que a cultura é a grande identidade que esse país tem. Esse turismo responsável, que faz com que o mundo venha ao Brasil e que o que a gente quer viver possa ser fortalecido aqui. Viva Noronha, viva o Brasil”, saudou Marcelo Freixo.
“O Noronha 2B fecha uma lacuna para a gente poder discutir e articular um eixo das políticas do audiovisual que a gente ainda não tinha um evento para discutir, que são as film commissions”, comentou Márcio Tavares. “Desse evento já surgiu uma rede, desse evento já surgiram discussões sobre política pública para a gente construir a film commission nacional. Então ele já cumpriu e muito com a sua tarefa como não só ser um evento, mas como ser uma mola propulsora das políticas públicas para o audiovisual e para o turismo no Brasil”, acrescentou
PALAVRA DE DIRETOR
“Foram mais de 12 meses de preparação. Reuniões diárias, visitas técnicas, um longo processo de construção coletiva em torno de uma ideia. O Brasil escolheu Fernando de Noronha para dar início a uma nova política pública, de internacionalização do turismo e do audiovisual. Estes setores caminham juntos pela primeira vez sob o olhar atento do Estado brasileiro, unindo duas engrenagens de geração de renda e emprego que podem contribuir mutuamente com o desenvolvimento da nação”, relembrou Zeca Brito, diretor artístico do N2B, em seu discurso de abertura.
O Noronha2B 2024: Film Commission Forum tem apoio da Administração de Fernando de Noronha, Secretaria de Meio Ambiente, Empetur: Empresa de Turismo de Pernambuco, Fundarpe: Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, Secretaria de Cultura, Secretaria de Turismo e Lazer, TV Pernambuco e Governo de Pernambuco. O N2B conta com a parceria do Forte Nossa Senhora dos Remédios, Projeto Tamar e Ministério do Meio Ambiente, através do ICMBio.
A primeira edição do evento tem curadoria de Alessandro Engroff, Carla Esmeralda, Paulo Senise e Zeca Brito. A produção fica a cargo da Anti Filmes. O evento tem patrocínio do Banco do Nordeste, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Governo Federal. Conta com patrocínio da CAIXA, EcoNoronha, Porto Alegre Film Comission, Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo e Ancine – Agência Nacional do Cinema.
SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook | YouTube | X | Letterboxd
Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)
- Os Horrores do Caddo Lake - 4 de novembro de 2024
- Onda Nova :: Filme brasileiro censurado nos anos 1980 volta aos cinemas com cópia restaurada - 4 de novembro de 2024
- Iecine lança dicionário com 421 longas-metragens gaúchos - 4 de novembro de 2024
Deixe um comentário