Começa nesta segunda-feira, 19, em vários endereços de Fernando de Noronha, o Noronha2B 2024: Film Commission Forum, primeira edição de um fórum fundamental para pensar o audiovisual em consonância com as pautas turísticas do Brasil. A programação terá várias atividades voltadas ao público e algumas específicas para os membros do mercado audiovisual da América Latina: exibições de filmes dedicados à promoção turística do Brasil, shows musicais, mesas de debates, oficinas de formação, laboratório para auxiliar no desenvolvimento de projetos e mercado de negócios. Forte Noronha, Fundação Projeto Tamar, auditório do ICMBio e outros locais da ilha principal sediam as atrações totalmente gratuitas do Noronha2B 2024: Film Commission Forum.
LEIA MAIS
– Noronha2B 2024 :: Fernando de Noronha sedia primeira edição do Fórum de Cinema
– BrLab entrega prêmio no Festival de Cinema de Locarno 2024
– BrLab Rough Cut :: Abertas as inscrições ao Laboratório de Montagem para Filmes
A inauguração do Noronha2B 2024: Film Commission Forum não poderia acontecer de modo mais icônico. A cantora e compositora Lia de Itamaracá fará uma apresentação no Forte de Nossa Srª dos Remédios (BR-363, Fernando de Noronha) a partir das 19h. Aos 80 anos de idade, ela é o maior nome da ciranda brasileira, patrimônio vivo de Pernambuco e artista fundamental para a compreensão da afirmação da negritude na cultura popular brasileira. Aliás, Lia de Itamaracá será homenageada no N2B. Outro show programado para acontecer durante a programação é o do Maracatu Nação Noronha, grupo percussivo fundado em 2004 por Ana Martins da Costa (Dona Nanete).
A programação do Noronha2B 2024: Film Commission Forum começa nesta segunda-feira, 19, às 9h30, com a Location Scout Noronha Histórica. Às 10h30 haverá a conversa Turismo, Economia Criativa e Patrimônio Histórico em Fernando de Noronha, com Marcelo Freixo, presidente da Embratur, na Igreja Nossa Senhora dos Remédios. Já às 14h30 é a vez da mesa Mapeamento das Film Commissions no Brasil: Dados Analíticos. Ainda no Forte, às 15h30, a atividade é a mesa Audiovisual, uma questão de soberania: a regulamentação do VOD e as conquistas das leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo, com Márcio Tavares, que também participa junto com Freixo da mesa das 16h30: Comissões Fílmicas no Brasil: modelos de governança, atração de produções e promoção de destinos. A solenidade de abertura inicia às 18h. Lia de Itamaracá e a jornalista Simone Zuccolotto recebem homenagem às 18h30, seguida de show de Lia, às 19h.
Ao longo dos outros dias do evento serão discutidas pautas fundamentais, tais como estratégias para desenvolvimento do turismo cinematográfico, a internacionalização do audiovisual brasileiro, políticas de captação de recursos, as práticas de filmagem em áreas de conservação, a imagem que os filmes projetam do Brasil internacionalmente e as especificidades audiovisuais de Fernando de Noronha.
Clique aqui para conferir a programação completa do N2B
“O N2B apresenta um caminho sustentável para que os setores do Turismo e do Audiovisual possam se desenvolver conjuntamente. Espaço de conhecimento, qualificação e mercado da economia criativa, na maior reserva de biodiversidade marítima do planeta. Noronha é uma escola a céu aberto, além de ser uma vitrine do Brasil para o mundo”, disse Zeca Brito, diretor artístico do Noronha2B e um dos curadores da atividade. Com o Noronha2B 2024: Film Commission Forum, abre-se mais um espaço de suma importância ao intercâmbio entre profissionais da área e a integração das pautas do setor audiovisual com áreas estratégica, tais como o turismo, por exemplo. É vital que sejam criados fóruns como esse, nos quais pessoas troquem experiências, compartilhem dificuldades e saídas criativas para problemas de diversas ordens, bem como tenham um espaço para discutir formas coletivas de avançar rumo a um cenário satisfatório.
O Noronha2B 2024: Film Commission Forum tem apoio da Administração de Fernando de Noronha, Secretaria de Meio Ambiente, Empetur: Empresa de Turismo de Pernambuco, Fundarpe: Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, Secretaria de Cultura, Secretaria de Turismo e Lazer, TV Pernambuco e Governo de Pernambuco. O N2B conta com a parceria do Forte Nossa Senhora dos Remédios, Projeto Tamar e Ministério do Meio Ambiente, através do ICMBio.
A primeira edição do evento tem curadoria de Alessandro Engroff, Carla Esmeralda, Paulo Senise e Zeca Brito. A produção fica a cargo da Anti Filmes. O evento tem patrocínio do Banco do Nordeste, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Governo Federal. Conta com patrocínio da CAIXA, EcoNoronha, Porto Alegre Film Comission, Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo e Ancine – Agência Nacional do Cinema.