20240816 noronha2b papo de cinema

Evento que aconteceu em Fernando de Noronha entre 19 e 23 deste mês, o Noronha2B 2024: Film Commission Forum foi celebrado por membros da cadeia produtiva do audiovisual brasileiro como um novo espaço para pautas fundamentais, mais especificamente direcionado para debater a qualificação e governança das film commissions brasileiras e internacionais. Com exibições, mesas de formação, tutorias de projetos, show musicais e outras atividades que intensificaram a discussão sobre o audiovisual no arquipélago paradisíaco, o Noronha2B teve como um de seus focos principais a interseção entre audiovisual e turismo, sempre de olho na importância de uma abordagem sustentável.

“Para o Instituto Chico Mendes foi um prazer e uma honra poder contribuir com um evento tão importante como o N2B. As temáticas turismo e sustentabilidade são prioritárias para o Instituto e são fundamentais para a conservação da biodiversidade. Esperamos que com essa parceria possamos ampliar e fortalecer as produções audiovisuais nas unidades de conservação federais e assim melhorar a divulgação sobre as áreas protegidas, nossa fauna e flora, comunidades tradicionais, usos sustentáveis da biodiversidade e os trabalhos realizados pelo Instituto”, diz aponta Ricardo Peng, coordenador de comunicação do ICMBio, que atua no Ministério do Meio Ambiente.

20240826 noronha2b papo de cinema
Painéis do Noronha2B destacaram a sustentabilidade. Foto/Isidoro B. Guggiana

LEIA MAIS
Noronha2B 2024 :: “O que faz um evento são as pessoas”, diz o cineasta e tutor Leonardo Lacca
Noronha2B 2024 :: Autoridades falam da importância do Fórum de Cinema em Fernando de Noronha
Noronha2B 2024 :: Começa a 1ª edição do Fórum de Cinema em Fernando de Noronha

REDE NACIONAL DE FILM COMMISSIONS

Um dos grande feitos do Noronha2B 2024: Film Commission Forum foi o lançamento da Rede Nacional de Film Commissions – como são chamadas as organizações, normalmente estatais ou paraestatais, que se dedicam a atrair e incentivar a realização de produções audiovisuais no seus locais de atuação. “A ideia é consolidar algo que discutimos há mais de um ano em nosso grupo de trabalho para articulação das film commissions do território nacional, e neste momento oportuno é importante reforçar o papel de representação institucional na construção de políticas públicas voltadas à atividade”, diz Joana Braga, coordenadora da Porto Alegre Film Commission, uma das entidades patrocinadoras do N2B.

Participaram do ato representantes das film commissions, Thaylane Cristina (Belo Horizonte-MG), Paulo Roberto (João Pessoa-PB), Zeca Brito (Pampa-RS), Felipe Dias (Salvador-BA), Natália Corrêa (Santa Cruz do Sul-RS) e Bruno Gomes (São Paulo-SP). Também estiveram presentes, Marcelo Freixo, presidente da Embratur, Márcio Tavares, secretário-executivo do Ministério da Cultura e Jandira Feghali, deputada federal do RJ.

20240826 noronha2b papo de cinema 3
Noronha2B lança rede nacional de Film Commissions. Foto/Mariano Correa

PROJETOS PREMIADOS

Em sua seção destinada à avaliação de projetos em desenvolvimento, o Noronha2B 2024: Film Commission Forum contemplou 12 trabalhos em finalização e 14 em fase de roteirização do Brasil, Argentina e Portugal, escolhidos entre mais de 140 inscritos. A competição foi dividida em três categorias, WIP Festivais (filmes em etapa de finalização para festivais), WIP Primeiro Corte (produções work in progress em sua versão inicial) e LAB Desenvolvimento, em fase de roteirização. Confira abaixo os premiados.

Prêmio Destaque WIP Festivais
El Turbio (Argentina), de Alejandro Encinas
Prêmio WIP Festivais
Por Tu Bien (Argentina), de Axel Monsú
Prêmio Destaque WIP Primeiro Corte
O Sino (BA), de Isaac Donato
Prêmio Destaque Desenvolvimento
De Volta ao Começo (PE), de Ander Beça
Prêmio Destaque Desenvolvimento Maria Angela de Jesus
Marejada (RJ), de José Bial
Prêmio Destaque OCBPM organização das cidades brasileiras patrimônio mundial
Choródromo (RJ), de Helena de Castro
Diabos de Fernando (PE), de Caio Dornelas
Prêmio Destaque WIP Festivais – Seleção XVI Festival Internacional de Cinema da Fronteira
El Turbio (Argentina), de Alejandro Encinas
Prêmio Destaque Camila Agustini e Mariana Tesch
Lia desde Menina (PE), de Lia Letícia
Prêmio Destaque Sur Frontera WIP LAB
Um Sumário Antes que Desapareça (RS), de Luciana Mazeto e Vinícius Lopes
Prêmio Destaque Turismo e Sustentabilidade
React: Ondas de Transformação (SP e Portugal), de Renato do Val e Yugo Romanelli

20240826 noronha2b papo de cinema 2
Programação ao ar livre. Foto/Isidoro B. Guggiana

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook | YouTube | X | Letterboxd

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *