A partir do dia 15 de janeiro, o cinema do Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro exibe, com exclusividade, o filme Nostalgia da Luz (2010), do documentarista chileno Patricio Guzmán. O longa é uma coprodução entre Chile, Alemanha e França.
Menção especial no Festival de Cannes de 2010 e inédito no circuito comercial brasileiro, o documentário é ambientado no deserto do Atacama, no Chile. Trata-se de um filme cuja estrutura ensaística explora os paralelismos entre as narrativas de cada um de seus personagens em relação a este deserto. Astrônomos tiram proveito da transparência do céu para explorar galáxias longínquas em busca de vida extraterrestre; arqueólogos estudam múmias e outras relíquias pré-colombianas; enquanto um grupo de mulheres procura os corpos de parentes perseguidos durante o período da ditadura militar de Pinochet. A partir de trajetórias aparentemente díspares, Guzmán obtém um resultado de enorme delicadeza ao retratar cada uma destas buscas, sobretudo a dor daqueles que buscam entes desaparecidos.
As exibições acontecem até o dia 30 de janeiro, em diversos horários. A programação completa pode ser conferida no site: ims.com.br.
(Fonte: IMS-RJ)
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
- Saga :: A Era do Gelo - 1 de fevereiro de 2022
Deixe um comentário