Um novo serviço de streaming acaba de se juntar às opções disponíveis aos cinéfilos durante a quarentena. O Programa Judaico apresenta filmes inéditos relacionados à cultura judaica, sempre acompanhados de debates e conversas sobre as produções. A plataforma estabelece parcerias com centros culturais, como a CIP – Congregação Israelita de São Paulo, para apoio institucional.
Os filmes são apresentados gratuitamente, ainda que a um número limitados de espectadores por vez. You Only Die Twice (2018), de Yair Lev, abriu a programação ainda em abril. Após a sessão, o diretor participou de um debate com os espectadores virtualmente. Em 6 e 7 de junho, o título apresentado será Golda (2019), de Scott Schwartz, premiado nos festivais de Boston, Filadélfia, Pittsburg, Nova Jersey e Hong Kong.
LEIA MAIS
Opinião :: O cinema brasileiro ainda precisa descobrir o streaming
Opinião :: Tempos de Streaming: Ansiedade pautando o consumo de filmes e séries
Oscar 2021 :: Academia autoriza que filmes lançados direto em streaming possam ser indicados
Adaptado da peça teatral Golda’s Balcony, o filme resgata a vida da quarta Primeira Dama de Israel, refletindo sobre seu percurso quando chega aos 79 anos de idade. A personagem, interpretada por Tovah Feldshuh, narra a infância, a imigração, o ativismo durante a Primeira Guerra Mundial e a ascensão dentro da política nacional. Em 7 de junho, logo após a sessão, a atriz participa de um debate virtual com o público.
A Plataforma Judaica divulgou outros filmes programados para sessões e debates, a exemplo de Cadarços (2018), de Jacob Goldwasser, e El Ultimo Traje (2017), de Pablo Solarz. Todos os filmes selecionados pelo projeto são inéditos em formato streaming, não constando em outras plataformas.