20190507 pedro almodovar papo de cinema

Madres Paralelas (2021), mais recente filme do espanhol Pedro Almodóvar, vai ter a honra de abrir o Festival de Veneza 2021, evento que acontecerá na cidade italiana entre os dias 1º e 11 de setembro. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 19, pela Bienal de Veneza, entidade que organiza o festival. Será o retorno de Almodóvar ao Lido dois anos após ele ter recebido o Leão de Ouro honorário pelo conjunto de sua carreira. “Nasci como cineasta em 1983 justamente em Veneza … na seção Mezzogiorno Mezzanotte. Passados exatos 38 anos, sou chamado para abrir o festival. Não consigo expressar a alegria e a honra que estou sentindo e o quanto isso significa para mim. Sou muito grato ao festival por este reconhecimento e espero estar à altura dele”, disse o espanhol num comunicado enviado à imprensa, se referindo à exibição de Maus Hábitos (1983) na seção de meia-noite, ou seja, sem concorrer ao prêmio principal, pois era considerado blasfemo.

LEIA MAIS
Human Voice :: Filme de Almodóvar com Tilda Swinton chega ao streaming no Brasil
Jamie Lee Curtis receberá Leão de Ouro honorário no Festival de Veneza 2021
Madres Paralelas :: Pedro Almodóvar disse “não” ao streaming

Madres Paralelas foi rodado inteiramente durante a pandemia e conta com Penélope Cruz, Aitana Sánchez Gijón e Milena Smit em seu elenco. Elas vivem mulheres com gravidezes não planejadas que se conhecem na maternidade prestes a entrarem em trabalho de parto. “Agradeço a Pedro Almodóvar por nos ter dado o privilégio de abrir o Festival de Cinema com o seu novo filme, um retrato intenso e sensível de mulheres lutando com uma gravidez de consequências imprevisíveis, a solidariedade feminina e a sexualidade experienciada em plena liberdade e sem hipocrisia, tudo contra o pano de fundo de uma reflexão sobre a necessidade inelutável da verdade que deve ser perseguida sem hesitação”, afirmou Alberto Barbera, diretor do Festival de Veneza. Vale lembrar que o evento será completamente presencial e contará com a exibição da primeira parte de Duna (2021) fora de competição.

20210719 madres paralelas papo de cinema
Cena de “Madres Paralelas”
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *