20201007 o barco papo de cinema 2 e1604616616926

O Papo de Cinema divulga com exclusividade o primeiro trailer do drama O Barco (2019), assinado pelo cineasta cearense Petrus Cariry. Vencedor de quatro prêmios no 28º Cine Ceará – Melhor longa pelo júri universitário, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Som – o filme estreará nos cinemas no dia 05 de novembro. A trama se passa numa aldeia de pescadores. Nela, mora dona Esmerina, mulher que tem 26 filhos, cada um chamado por uma letra do alfabeto. A vida pacata deles é perturbada quando o primogênito manifesta o desejo de partir para conhecer o mundo além daqueles limites. Esse clima de turbulência aumenta com a chegada de uma desconhecida que sobreviveu a um naufrágio. Sem mais delongas, confirma em primeiríssima mão a prévia do filme:

LEIA MAIS
Mães de Verdade :: Divulgados o cartaz e trailer do novo filme de Naomi Kawase (Exclusivo)
O Braço Direito :: Divulgados o pôster e o primeiro trailer (Exclusivo)
Alice no Mundo da Internet :: Fotos dos bastidores do filme com Lorena Queiroz (Exclusivo)

O Barco foi gravado durante quatro semanas na Praia das Fontes, no Ceará, e contou com uma equipe técnica formada majoritariamente por profissionais cearenses. O elenco conta com Rômulo Braga, Samya de Lavor, Veronica Cavalcanti, Everaldo Pontes e Nanego Lira. Petrus assina a adaptação do roteiro, baseado num conto de Carlos Emilio Correia Lima, ao lado dos também cineastas Rosemberg Cariry e Firmino Holanda. “Raras foram as vezes em que presenciamos em nosso cinema o uso tão assumido de referências clássicas, porém sem se tornar submisso a elas. O que o diretor faz é jogar com estas noções a favor da narrativa, e não aprisionando-a em limites pré-estabelecidos. Da caverna de Platão ao conto de Sherazade, Cariry é hábil em partir de contextos conhecidos para criar algo novo, sem abrir mão, no entanto, de um ambiente pelo qual se sinta familiarizado”, de acordo com a crítica escrita por Robledo Milani para o Papo de Cinema – assistimos ao filme no Cine Ceará. Confira aqui a crítica na íntegra.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *