paul mazursky papo de cinemaO ator, roteirista e diretor Paul Mazursky faleceu na última segunda-feira, dia 30 de junho, aos 84 anos. Mazursky estava internado com complicações respiratórias e a morte foi confirmada por um porta-voz da família. O cineasta recebeu cinco indicações ao Oscar ao longo da carreira e concorreu à Palma de Ouro do Festival de Cannes duas vezes.

Mazursky começou a carreira como ator no início dos anos 50, participando do primeiro filme dirigido por Stanley Kubrick, Medo e Desejo (1953). Mesmo depois de se estabelecer com roteirista e diretor, ele seguiu atuando em filmes como Deathwatch (1966), Nasce uma Estrela (1976) e Segredos do Coração (1994), além de fazer participações especiais em diversos seriados.

Seu primeiro trabalho como roteirista foi no filme O Abilolado Endoidou (1968) e a estreia na direção aconteceu em Bob, Carol, Ted e Alice (1969), também escrito por ele. Foi por esse filme que Mazursky recebeu sua primeira indicação ao Oscar, como Melhor Roteiro Original. As outras quatro indicações foram como Melhor Roteiro Original por Harry, o Amigo de Tonto (1974), Uma Mulher Descasada (1978), também indicado como Melhor Filme, e como Melhor Roteiro Adaptado por Inimigos, uma História de Amor (1989).

O último trabalho no cinema foi como dublador, na animação Kung Fu Panda 2 (2011). Já como roteirista, seu último filme foi Uma Estreia Divertida (1993) e em 2006, Mazursky dirigiu o documentário Yippee: Alegria de Viver. O cineasta deixa a esposa, Betsy, com quem casou em 1953, e uma filha, Jill.

Fonte: Entertainment Weekly.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *