Categorias: LançamentosNotícias

O Contador 2 :: Autismo? Asperger? Qual a condição do protagonista interpretado por Ben Affleck?

Publicado por
Marcelo Müller

O Contador 2 (2025) é a grande estreia da semana. Programado para chegar às telonas nesta quinta-feira, 24, o longa-metragem dirigido por Gavin O’Connor começa quando alguém é morto por assassinos desconhecidos. A agente do Tesouro Marybeth Medina é forçada a contatar Christian Wolff para solucionar o assassinato. Com a ajuda de seu irmão distante, mas altamente letal, Brax, Chris aplica sua mente brilhante e métodos nada legais para juntar as peças do quebra-cabeça.

O Contador 2 é estrelado por Ben Affleck, Jon Bernthal, Cynthia Addai-Robinson e J. K. Simmons. Trata-se de uma sequência direta de O Contador (2016). O protagonista interpretado por Affleck é um contador com habilidades extraordinárias para fazer cálculos, pensamento lógico acima do comum e também uma enorme perícia como assassino meticuloso e letal. Suas habilidades estão diretamente relacionadas ao fato de ele ser um neurotípico de alta funcionalidade. Mas, afinal de contas, qual é a condição dele? Vem que a gente te conta.

LEIA MAIS
O Contador 2 – CRÍTICA
O Contador – CRÍTICA
51 # Ben Affleck é BATMAN

O CONTADOR 2 :: SÍNDROME DE ASPERGER

O personagem de Ben Affleck em O Contador e O Contador 2 foi diagnosticado desde pequeno como portador de Síndrome de Asperger, uma forma de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Treinado por um pai militar desde a infância, esse personagem tem dificuldades de interação social, interesses muitos restritos e intensos, uma linguagem (verbal e física) peculiar por sua formalidade, é reservado e mantém a rotina como algo fundamental de seu dia a dia, assim exibindo as principais características de um portador de Asperger.

Em O Contador 2, o cineasta utiliza essa forma de autismo do personagem muitas vezes como alívio cômico. Desde o primeiro filme a representação sofreu duras críticas, especialmente pelo estereótipo do Asperger quase como um super poder e a falta de pessoas efetivamente portadores da síndrome para dar autenticidade ao retrato. Tanto o diretor Gavin O’Connor quanto o ator Ben Affleck se defendem afirmando que fizeram pesquisas profundas sobre o assunto para evitar de reforçar as estereotipias. E aí, na sua opinião eles conseguiram?

Gostou do conteúdo sobre O Contador 2? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.