O Palácio dos Festivais, em Gramado, estava apinhado de novos talentos para a festa dos vencedores do Prêmio Assembleia Legislativa, cedido aos curtas-metragens gaúchos exibidos em duas mostras realizadas à tarde durante o primeiro final de semana do 43º Festival de Gramado. O Corpo, de Lucas Cassales, foi o grande vencedor da noite, recebendo quatro prêmios, dentre eles o de Melhor Filme. Rito Sumário, de Alexandre Derlam, e Pele de Concreto, de Daniel De Bem, vieram logo atrás com dois louros.
Consertam-se Gaitas, de Ana Cris Paulus, Boca Migotto e Felipe Gue Martini, recebeu o prêmio especial Curtas Gaúchos da RBS, tendo assegurada sua exibição no canal de televisão no próximo sábado, dia 15 de agosto.
Como não poderia deixar de ser, a emoção era grande entre os vencedores. Tanto que resultou em uma curiosa gafe. A atriz Gabriela Poester, estrela de dois curtas em competição, O Corpo e Bruxa de Fábrica, foi receber o prêmio pelo segundo, mas agradeceu como se tivesse ganhado pelo primeiro. Desfeita a confusão, deu a volta por cima e encheu de elogios a produção do curta realizado em disciplina da faculdade.
Confira logo abaixo a lista completa de premiados:
Melhor Produção: Clara Moraes, por Madrepérola
Melhor Edição de Som: Daniel de Bem, por Pele de Concreto
Melhor Música: Bebeto Alves, por Rito Sumário
Melhor Direção de Arte: Eder Ramos, por Da Vida Só Espero a Morte
Melhor Montagem: Daiane Marcon e Daniel de Bem, por Pele de Concreto
Melhor Fotografia: Arno Schuh, por O Corpo
Melhor Roteiro: Lucas Cassales, por O Corpo
Prêmio Exibição Curtas Gaúchos RBS TV: Consertam-se Gaitas, de Ana Cris Paulus, Boca Migotto e Felipe Gue Martini
Melhor Atriz: Gabriela Poester, por Bruxa de Fábrica
Melhor Ator: Carlos Azevedo, por Rito Sumário
Melhor Direção: Lucas Cassales, por O Corpo
Melhor Filme: O Corpo
(Fonte: Festival de Cinema de Gramado)