Em O Dia do Galo encontramos torcedores atleticanos ilustres, personagens conhecidos do público belo-horizontino, como Mario Caixa, deputado estadual e narrador esportivo, responsável pelo famoso bordão CAIXA!, marca registrada do time mineiro; e Orlando, proprietário de um dos mais antigos e famosos bares da cidade, batizado com seu nome localizado no Bairro de Santa Tereza. No longa também somos apresentados a personagens anônimos. Cada um dos dez torcedores retratados foi filmado durante 24 horas na data da decisão.
Co-dirigido por Luiz Felipe Fernandes, o filme foi também lançado primeiramente em uma versão reduzida. O curta metragem, com 22 minutos de duração, foi uma ação inicial realizada pelos produtores para motivar os jogadores e toda a massa atleticana na disputa do Mundial de Clubes. Atualmente, o curta já ultrapassou a marca de de 350.000 visualizações. Confira o vídeo na íntegra:
Desde sua primeira exibição, o filme passou por festivais de cinema nacionais e internacionais, recebendo prêmios, menções e obtendo excelente repercussão junto ao público. Na 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes foi exibido ao ar livre, durante uma sessão lotada, marcada pela reação positiva da platéia como se estivesse novamente diante da conquista da Taça Libertadores, garantindo ao longa o título de vencedor da categoria Júri Popular. O filme também foi vencedor da Mostra Competitiva Cinefoot BH 2014, festival destinado ao cinema de futebol.
(Fonte: A Dupla Informação – Assessoria de Imprensa)