Categorias: LançamentosNotícias

O Dia Que Te Conheci :: Pôster oficial faz alusão às comédias românticas de Hollywood

Publicado por
Marcelo Müller

Depois de fazer uma carreira de sucesso por festivais de cinema, O Dia que Te Conheci (2023), mais recente longa-metragem do cineasta mineiro André Novais Oliveira, já tem data para chegar aos cinemas do Brasil: 26 de setembro. E a equipe do marketing do filme lançou nesta terça-feira, 20, o pôster oficial com design claramente alusivo a alguns dos principais cartazes das comédias românticas hollywoodianas. Trata-se de uma estratégia de divulgação, em princípio, muito eficiente que, ao mesmo tempo, apela diretamente à memória afetiva do público e sinaliza o modelo ao qual o realizador se reportou para contar a história de duas pessoas que se encontram e começam um relacionamento. Na trama, Zeca (Renato Novaes) bem que tenta, mas não consegue acordar cedo para trabalhar. Depois de receber uma notícia não muito animadora da escola onde é bibliotecário, ele fica sem perspectivas. Isso até conhecer melhor Luísa (Grace Passô).

O Dia que te Conheci

LEIA MAIS
Mais Pesado é o Céu :: Drama estrelado por Matheus Nachtergaele ganha pôster oficial
Herege :: Confira o trailer e o teaser pôster do terror com Hugh Grant
Moana 2 :: Divulgados o novo teaser e o pôster da continuação

O PÔSTER E SUAS INSPIRAÇÕES

Para rastrearmos a inspiração do pôster oficial de O Dia que Te Conheci, precisamos voltar até os anos 1990 e falar de Uma Linda Mulher (1990), marco das comédias românticas norte-americanas daquela década, estrelado por Julia Roberts e Richard Gere. A sua importância dentro desse supragênero (comédia+romance) foi tamanha que chegou ao ponto de gerar um modelo para cartazes de comédias românticas posteriores. Outros filmes que possuem artes semelhantes são Amor à Segunda Vista (2002), Como Perder um Homem em 10 Dias (2003),  O Amor Custa Caro (2003), Minhas Adoráveis Ex-Namoradas (2009), Surpresas do Amor (2008). Confira logo abaixo.

 

FILME PREMIADO

Produzido pela Filmes de Plástico (a mesma de Marte Um, 2022), e distribuído pela Malute, O Dia que Te Conheci acumula prêmios. No Festival do Rio 2023, onde teve a sua première mundial, venceu o Redentor de Melhor Atriz (Grace Passô) e ainda garantiu o Prêmio Especial do Júri; na Mostra de Cinema de Gostoso 2023 recebeu a estatueta de Melhor Filme (Júri Popular); na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2023 foi escolhido pela crítica como o Melhor Filme Brasileiro; no 56º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2023) garantiu os Candangos de Melhor Ator (Renato Novaes), Atriz (Grace Passô) e Roteiro (mostra competitiva de longas brasileiros), além do Prêmio Zózimo Bulbul (melhor longa de temática negra); por fim, ganhou uma menção especial no 38º Mar Del Plata IFF.

“Sempre tive muita vontade de tentar o humor nos filmes, e tanto a Grace quanto o Renato são bons de comédia também. Eles têm um timing de humor, e equilibrar com o drama foi intuitivo. É muito gostoso ver as piadas, ou coisas que nem eram para ser engraçadas, mas acabam sendo engraçado pro público. Fico muito feliz”, disse o cineasta André Novais Oliveira.

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook | YouTube | X | Letterboxd

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)