O Eternauta :: Ricardo Darín protagonizará séria baseada em cultuada HQ argentina

Publicado por
Marcelo Müller

Em entrevista à CNN argentina depois da consagração nos Prêmios Platino 2023 como Melhor Ator por Argentina, 1985 (2022), Ricardo Darín confirmou que protagonizará a série baseada na cultuada HQ argentina O Eternauta, uma produção Netflix que deve começar a ser rodada em breve em Buenos Aires e falada totalmente em espanhol. “É um projeto enorme e muito complexo, uma versão atualizada que pretende ir além das fronteiras do nosso país. É baseado na HQ, mas há uma nova versão da história e estamos todos muito entusiasmados e mobilizados. Trata-se de um trabalho muito árduo ao qual estou me preparando, pois exige uma grande carga mental e física. Será algo que não passará despercebido”. Ainda de acordo com o ator, o plano dos produtores é ter até duas temporadas.

LEIA MAIS
Prêmios Platino 2023 :: Argentina, 1985 é o grande vencedor
O Anjo :: Entrevista exclusiva com Chino Darín
Wytches :: Série animada de terror baseada em HQ ganha sinal verde

A direção de O Eternauta ficará por conta de Bruno Stagnaro, mais conhecido por ter comandado anteriormente Pizza, Cerveja, Cigarro (1988), a quem Darín fez muitos elogios: “(Ele) é o chefe de um time de roteiristas por trás desta nova versão. E eles fizeram um trabalho incrível, por isso algo estupendo nos espera”. Publicada originalmente entre 1957 e 19598, O Eternauta começa com a chegada de um homem vindo do futuro que faz revelações aterradoras a um quadrinista (alterego do autor); em breve cairá uma nevasca mortal sobre Buenos Aires, evento que dizimará grande parte da vida na capital argentina. Uma vez cumprida a previsão do estranho visitante, não demora para os remanescentes perceberem que estão sob ataque alienígena.

O Eternauta foi criada por Héctor Germán Oesterheld e desenhada por Francisco Solano López. Aliás, um dado biográfico triste sobre o pai da HQ é que Oesterheld desapareceu na cidade de La Plata em 27 de abril de 1977, depois de ter sido sequestrado pela força tarefa da ditadura civil-militar que então desgovernava a Argentina. Acredita-se que ele tenha sido baleado em Mercedes, no ano de 1978, embora seu corpo nunca tenha sido encontrado. Sobre a série, por enquanto só nos resta segurar a expectativa e esperar que seja tão bom quanto os indícios fazem parecer.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.