O Grande Gatsby, livro clássico de F. Scott Fitzgerald, está prestes a voltar ao cinema. Após uma primeira adaptação em 1926 (um ano depois do lançamento do romance), outra em 1974 (estrelada por Robert Redford e Mia Farrow) e uma mais recente, em 2016 (com Leonardo DiCaprio e Carey Mulligan), a crítica ao “sonho americano” terá mais uma versão.
A novidade, desta vez, se encontra na linguagem: esta será a primeira adaptação num longa-metragem de animação. O projeto será dirigido por William Joyce, vencedor do Oscar pelo curta-metragem de animação The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore (2011), e produtor de filmes como A Origem dos Guardiões (2012).
LEIA MAIS
Cry Macho :: Clint Eastwood vai dirigir e estrelar adaptação de livro
Criador de The Tudors fará minissérie “diversa e inclusiva” baseada em O Grande Gatsby
Sulwe :: Livro infantil de Lupita Nyong’o vai inspirar animação musical
O roteiro fica a cargo de Brian Selznick, escritor de A Invenção de Hugo Cabret e roteirista da adaptação homônima de 2011. Os efeitos especiais serão elaborados pela DNEG, responsável, entre outros, por Tenet (2020). Já a produção será de responsabilidade de Joyce, Michael Siegel (A Fantástica Fábrica de Chocolate, 2005) e David Prescott (diretor de efeitos visuais em X-Men: O Filme, 2000, e Transformers, 2007).
Segundo o diretor, “Gatsby continua exercendo um encanto poderoso sobre os leitores, diferente de qualquer outro livro norte-americano. Muito do poder de Gatsby decorre do encantamento da prosa de Fitzgerald. Ele cria um cenário vívido que, em certa medida, tem escapado aos diretores desde o cinema mudo. Os filmes anteriores foram limitados pelo live action, mas uma animação inovadora pode finalmente dar conta da qualidade do romance”.