O Papo de Cinema divulga com exclusividade o trailer e o cartaz de O Lodo (2020), mais recente longa-metragem assinado pelo veterano cineasta Helvécio Ratton. Com previsão de lançamento comercial para maio de 2021, ele foi selecionado à 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, evento que acontece virtualmente entre os dias 22 de outubro e 04 de novembro. Livremente inspirado no conto homônimo do escrito Murilo Rubião, o filme tem como protagonista Manfredo (Eduardo Moreira), pacato funcionário de uma companhia de seguros. Apresentando um quadro de depressão, ele procura um psiquiatra que identifica um verdadeiro lodaçal dentro dele. Mas, o sujeito não está disposto a revelar questões graves do passado, ainda que isso possa significar uma alternativa de alívios. Mesmo sentindo um misto de medo e raiva do médico, Manfredo não consegue se livrar dele, principalmente porque se sente paralisado pela culpa. Confira em primeira mão o trailer:
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“Há uma contradição entre a coerência da narrativa e a incoerência dos acontecimentos. O Lodo é um filme fantástico, mas com uma linguagem realista e universal. Apesar de absurdo, tudo está em seu lugar. Mas, por trás dessa normalidade aparente, emerge o fantástico e nos desconcerta.”, diz o diretor Helvécio Ratton. O Lodo tem fotografia de Lauro Escorel e conta em seu elenco com integrantes do Grupo Galpão, trupe teatral mineira que está entre as mais importantes do país. Além de Eduardo Moreira, estão no filme nomes consagrados como Inês Peixoto, Renato Parara, Teuda Bara, Rodolfo Vaz e Fernanda Vianna. A produção é da Quimera Filmes. Nós já assistimos ao filme, na 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes, em janeiro de 2020, e curtimos: “Esta conexão sutil com a realidade faz com que o projeto funcione igualmente enquanto crônica, ou seja, o retrato de um homem comum entre tantos, lidando com seu lodo interno – implicando que todos nós teríamos, em alguma medida, nosso próprio lodo. A oferta de identificação ao espectador dentro do registro kafkiano constitui um mérito suplementar do filme”. Leia aqui, na íntegra, a crítica de Bruno Carmelo. Sem delongas, confira (também em primeira mão) o cartaz do filme: