A ABRACCINE – Associação Brasileira de Críticos de Cinema – organizou uma eleição entre os seus mais de cem associados para apontar as melhores produções de animação já realizadas no país. E o primeiro colocado foi O Menino e o Mundo (2013), de Alê Abreu, longa indicado ao Oscar 2016 e vencedor do Festival de Annecy 2014, na França, considerado o mais importante do gênero em todo o mundo. Este foi o único filme citado por todos os votantes que elegeram as cem melhores animações do cinema nacional.
O ranking servirá de base para o terceiro livro da série “100 Melhores”, organizado pela ABRACCINE, após as publicações de 100 Melhores Filmes Brasileiros (2016) e Documentário Brasileiro – 100 Filmes Essenciais (2017). Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais está previsto para ser lançado em 2018 como parte das comemorações do centenário da animação nacional, e conta com o apoio da Associação Brasileira de Cinema de Animação.
O levantamento revelou que o animador gaúcho Otto Guerra é o principal nome do gênero no país, estando presente na seleção com quatro títulos: Até que a Sbórnia nos Separe (2013), codirigido por Ennio Torresan Jr., em 4o lugar, Wood & Stock: Sexo, Orégano & Rock’n’Roll (2006), em 9o lugar, o curta Novela (1992), em 32o, e Rocky & Hudson: Os Caubóis Gays (1994), em 50o.
Confira a seguir as dez melhores animações brasileiras de todos os tempos segundo a ABRACCINE:
A lista completa, com as cem melhores animações brasileiras de todos os tempos, está disponível no site da ABRACCINE.
(Fonte: Abraccine)