O filme recebeu o prêmio de Melhor Documentário pelo júri oficial e popular da Mostra Competitiva de longas documentários internacionais do 18º Cine PE, em abril.
O Mercado de Notícias traz depoimentos de 13 importantes jornalistas brasileiros sobre o sentido e a prática da profissão, as mudanças na maneira de consumir notícias e o futuro do jornalismo. O filme reflete casos recentes da política brasileira, onde a cobertura da imprensa teve papel de grande destaque.
O surgimento do jornalismo, no século 17, é apresentado pelo humor da peça O Mercado de Notícias (The Staple of News), escrita pelo dramaturgo inglês Ben Jonson, em 1625. A peça de Jonson foi encenada pela primeira vez em 1626, em Londres, e esta é sua primeira tradução para a língua portuguesa, feita pelo diretor Jorge Furtado e pela professora Liziane Kugland. Trechos da comédia foram montados e encenados para a produção do longa, revelando sua espantosa visão crítica, capaz de perceber na imprensa de notícias, recém-nascida, uma invenção de grande poder e grandes riscos.
Bob Fernandes, Cristiana Lôbo, Fernando Rodrigues, Geneton Moraes Neto, Janio de Freitas, José Roberto de Toledo, Leandro Fortes, Luis Nassif, Mauricio Dias, Mino Carta, Paulo Moreira Leite, Raimundo Pereira e Renata LoPrete são os jornalistas que dão depoimento no filme.
O filme integra a programação da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos do Hemisfério Sul, que ocorre nas 25 capitais e no Distrito Federal até o dia 20 de dezembro. A Mostra exibe ao todo 41 filmes, todos com sistema closed caption e sessões de audiodescrição, voltadas para pessoas com deficiência visual. Para saber mais sobre a programação da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos do Hemisfério Sul, acesse: www.mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br
(Fonte: Casa de Cinema de Porto Alegre)