O Pesadelo da Terra do Nunca de Peter Pan (2025) é mais uma tentativa de perverter personagens originários de histórias infantis ao transformá-los em homicidas nos cinemas. Não se trata de uma estratégia nova, claro. No entanto, agora algumas delas estão agrupadas no que os seus produtores vêm chamado de “Poohniverse”, ou seja, o universo compartilhado de bizarrices construído em torno da versão macabra do Ursinho Pooh – o assassino que iniciou tudo isso. Responsável pela direção de Ursinho Pooh: Sangue e Mel 2 (2024), Scott Chambers agora está prestes a voltar às telonas com o filme que transforma Peter Pan e Sininho em duas figuras assustadoras.
Aliás, a ideia do “Poohniverse” é culminar com vários personagens juntos numa produção grandiosa, uma espécie de Vingadores Pervertidos (a produção já tem até título: Poohniverse: Monsters Assemble). Os produtores garantem que Pooh, Tigrão, Corujão, Leitão, Pinóquio, Bela Adormecida, Bambi, Peter Pan, Sininho e o Chapeleiro Maluco estarão nesse filme.
LEIA MAIS
– Podcast #176 :: Conclave
– Bafta 2025 :: Conclave e Emília Pérez são os campeões de indicações. Ainda Estou Aqui no páreo!
– Prêmio ACCRJ 2025 :: Ainda Estou Aqui é o grande vencedor. Veja a lista completa
Em O Pesadelo da Terra do Nunca de Peter Pan, Wendy Darling parte na tentativa de resgatar o irmão Michael das garras do reconhecidamente malvado Peter Pan. Ao longo do caminho, ela conhece uma versão muito louca de Sininho. O filme ainda não tem data definida para estreia no Brasil. O que podemos esperar? Uma sanguinolência sem precedentes ao ver Peter Pan e Sininho na telona. Podemos também esperar um filme bom? Aí são outros quinhentos.
O que permite aos produtores fazerem algo como O Pesadelo da Terra do Nunca de Peter Pan, ou seja, a trabalhar tão livremente com personagens clássicos, é o fato de eles terem caído em domínio público, ou seja, de poderem ser utilizados dentro de qualquer contexto sem a necessidade de autorização dos herdeiros de seus criadores.
Cada país tem uma legislação muito específica sobre a queda de propriedades intelectuais em domínio público. Fato é que todos os membros do “Poohniverse” estão nessa situação, portanto podem aparecer das mais inusitadas formas em filmes, animações, produtos e afins. Vale destacar que recentemente a primeira versão do Mickey entrou em domínio público, o que rapidamente atiçou produtores a realizarem Mouse Trap: A Diversão Agora é Outra (2024). Mas é bom avisar: ele não faz parte desse universo compartilhado.
Por enquanto, fazem parte desse universo macabro: Ursinho Pooh: Sangue e Mel (2023), Ursinho Pooh: Sangue e Mel 2, Bambi: O Acerto de Contas e Pinóquio Descontrolado, os dois últimos sem data confirmada para estreia por aqui. Agora, por que transformar esses personagens infantis em homicidas desalmados? Provavelmente pela pura diversão de brincar com figuras tão cristalizadas no nosso imaginário como poços de bondade e amigos da criançada. No entanto, não basta fazer simplesmente essa adaptação para o resultado ser assustador, especialmente a julgar pelos dois filmes do Ursinho Pooh lançados até agora (duas bobagens bem esquecíveis).
O Pesadelo da Terra do Nunca de Peter Pan é mais uma tentativa nesse sentido. Use os comentários e comente conosco qual o seu grau de expectativa por essa versão macabra dos Garotos Perdidos? Confira abaixo o trailer (sem legendas).
CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)
Gostou do conteúdo sobre O Pesadelo da Terra do Nunca de Peter Pan? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!