O Sal da Terra foi selecionado para a mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes, na qual venceu o Prêmio Especial do Juri. Depois disso, teve diversas exibições especiais, como no Festival do Rio e no Festival de Telluride. Não será a primeira vez que o Brasil concorre ao ouro na categoria: Lixo Extraordinário (2010), sobre o artista Vik Muniz e co-dirigido pelo carioca João Jardim, foi indicado ao Oscar 2011.
O Sal da Terra não era tido como um dos favoritos à categoria de documentário no Oscar, mas a força do nome de Wim Wenders fez com que o filme surpreendesse e arrebatasse a vaga, deixando para trás títulos até então considerados mais fortes, como The Overnighters (2014), aclamado em vários festivais desde Sundance, e Life Itself, acerca do falecido crítico Roger Ebert, bastante querido pela indústria. Entre os outros indicados, o com mais chances de vitória segundo a crítica especializada é Citizenfour (2014), que lança uma luz sobre o caso Edward Snowden.
A cerimônia do Oscar acontece no dia 22 de Fevereiro. A estreia no Brasil está programada para março, quando Sebastião Salgado vem à terra natal para a divulgação do filme.
(Fonte: Imovision)