Estamos em 2022, mas parece que algumas pessoas ainda estão na Idade Média. Basta uma breve olhada em qualquer postagem nas redes sociais para testemunhar racismo, machismo, homofobia, gordofobia, entre tantas outras manifestações de ódio que não devem mais ser toleradas. Desde que foram divulgados os primeiros trailers da série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (2022-), era possível ler “fãs” indignados com a existência de elfos, anões e pés-peludos negros na Terra Média. O elenco da série divulgou uma nota veemente nesta quarta-feira, 07, repudiando essas manifestações de racismo disfarçado de purismo.
“Condenamos veementemente o racismo, as ameaças, o assédio e o abuso a que nossos colegas negros estão sofrendo (…) Tolkien criou um mundo que, por definição, é multicultural. Um mundo em que povos livres de diferentes raças e culturas se unem, em comunhão, para derrotar as forças do mal. A série reflete isso. Nosso mundo nunca foi todo branco, a fantasia nunca foi toda branca, a Terra Média não é toda branca”
LEIA MAIS
Disney+ incluirá aviso prévio de conteúdo preconceituoso/racista em certos filmes
Disney vai cortar cena de Dumbo, considerada racista, para o lançamento em streaming
O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder :: Série bate recorde em sua estreia
Quem também se juntou a essa campanha de condenação do racismo de alguns “fãs”, foram os atores Elijah Wood, Billy Boyd, Dominic Monaghan e Sean Astin, os intérpretes de Frodo, Pippin, Merry e Sam na saga O Senhor dos Anéis. Eles postaram em suas contas oficiais das redes sociais fotos utilizando camisetas/bonés em que as orelhas dos diversos povos da Terra Média possuem vários tons de pele. Em tempo: vale lembrar que racismo é crime e o Papo de Cinema é terminantemente contra qualquer indício de discriminação, seja por qualquer motivo.