Por Roberto Cunha
Estaria a Cinelândia dando seu último suspiro? Palco de várias sessões memoráveis no passado e de outras na história recente, como maratonas cinematográficas incríveis madrugada adentro ou ainda sessões de gala do Festival do Rio, o tradicionalíssimo Cinema Odeon encerra suas atividades, nesta quarta-feira, dia 4.
Localizado no Centro do Rio de Janeiro, na Praça Floriano, lugar que pegou carona no termo inglês “land” para batizar este pedaço de bairro como a “terra do cinema”, o Cine Odeon existe há mais de oito décadas. Sob a batuta do Grupo Estação, foram eles que sinalizaram essa novidade, informando que a sala precisa dar uma parada para fazer um, digamos, check-up. Segundo Marcelo França, um dos sócios do Grupo, o fechamento provisório estava nos planos há algum tempo. O detalhe, de acordo com ele, é que não existe capital para fazer a manutenção necessária, dando ao provisório um certo ar de indeterminado, quiçá, definitivo, tendo em vista a necessidade de conseguir parceiros para a iniciativa.
Para a legião de cinéfilos que irão lamentar a notícia, a proximidade da Copa do Mundo deve ter acelerado o processo, tendo em vista que o local sofreu na recente Copa das Confederações, com os muitos protestos realizados por lá. Para os brasileiros que se deslocam anualmente para curtir uma ou mais sessões do Festival do Rio, fica a dúvida se até lá o impasse será resolvido ou se ele irá integrar a lista nada pequena de salas escuras – de lá – que deram adeus aos espectadores, como o Palácio, Pathé, Vitória, Império, entre outros. Resta então torcer para que o lamento dos cinéfilos não seja definitivo e sobre somente um chorinho chamado “Odeon”, composto por Ernesto Nazareth e com letra do poetinha Vinicius de Moraes.
http://www.youtube.com/watch?v=Fjn_EqE693I
Últimos artigos deRoberto Cunha (Ver Tudo)
- Linda de Morrer - 19 de agosto de 2015
- Quase Samba - 10 de junho de 2015
- Wyrmwood - 27 de maio de 2015
Deixe um comentário