Boa notícia para os fãs do afrofuturismo. Acontece que essa, cada vez mais popular, estética cultural – presente em filmes como Branco Sai, Preto Fica (2014) e Pantera Negra (2018) – dará as caras novamente na telinha em O Último Ancestral, série que será baseada no projeto literário homônimo. Idealizada pelo escritor e ativista Ale Santos, a publicação lançada em 2021 usa elementos fantásticos e urbanos, trazendo referências da fé, cultura e história africana no Brasil. Segundo o próprio Ale, esta será “a primeira obra do gênero adaptada para o audiovisual da América Latina”. A empreitada ainda não possui data de estreia prevista ou elenco definido.
Na trama, localizada na periferia do Distrito de Nagast, num futuro ultratecnológico, fica Obambo, a favela para onde quase toda a população negra foi exilada quando os Cygens – híbridos de homens e máquinas – tomaram o poder, estabelecendo uma forte política de segregação racial e proibindo o uso da magia, a propagação da fé e o culto aos deuses.
LEIA MAIS
Divulgado trailer do filme sobre resgate de meninos na caverna da Tailândia
Top Gun 3? Miles Teller revela conversas com Tom Cruise sobre sequência
Ennio Morricone será homenageado na 8½ Festa do Cinema Italiano 2022
É lá que mora Eliah, um jovem que busca no esquema de roubo de carros uma vida melhor para si e para sua irmã, Hanna, uma adolescente autodidata em linguagens eletrônicas. Porém, ele vê sua vida mudar completamente ao descobrir que carrega em si o espírito do Último Ancestral, entidade poderosa capaz de salvar os obambos.
Vale lembrar que o livro foi publicado pela editora HarperCollins. Já o projeto audiovisual está sendo levado adiante pela RT Features, produtora de Rodrigo Teixeira que já lançou os premiados Me Chame Pelo Seu Nome (2017), A Vida Invisível (2019) e O Farol (2019).