20200131 cavalo papo de cinema 800

O 9º Olhar de Cinema: Festival Internacional de Curitiba, que ocorre entre os dias 7 e 15 de outubro, anunciou os filmes selecionados para as mostras Olhares Brasil e Mirada Paranaense. Este ano, o evento ocorre em formato online, devido às restrições sanitárias. No entanto, segundo os organizadores, as atividades serão mantidas:

“O festival mudou pouco, as mostras quase todas continuam intactas e com a sua quantidade de filmes. Vamos fazer alguns ajustes em uma ou outra, cortar algumas que não fazem sentido no online, mas as outras atividades paralelas: oficinas, seminários e Curitiba_Lab estão todas mantidas “, explica Antônio Jr., diretor do festival junto de Eugenia Castello.

LEIA MAIS
Olhar de Cinema 2020 :: Festival será totalmente online
Olhar de Cinema 2020 revela os filmes de sua retrospectiva on-line
Olhar de Cinema 2020 tem nova data

 

20200813 olhar de cinema 2020 papo de cinema 750

 

A seleção inclui alguns dos filmes que mais agradaram a redação do Papo de Cinema este ano, como o magnífico Sertânia (2020), de Geraldo Sarno, que revisita o cangaço com as ferramentas do cinema contemporâneo, e Cavalo (2020), de Raphael Barbosa e Werner Salles Bagetti, um impressionante estudo sobre o corpo e a raça por meio da dança.

Muitas produções selecionadas também figuravam na edição particularmente forte da Mostra de Tiradentes 2020, o que significa que alguns dos títulos brasileiros mais interessantes da safra recente estarão disponíveis em formato online, para todos os estados do país. Confira a seleção:

Olhares Brasil – Longas-metragens

Um Animal Amarelo (2020), de Felipe Bragança
Cabeça de Nêgo (2020), de Déo Cardoso
Canto dos Ossos (2020), de Jorge Paulo e Petrus de Bairros
Cavalo (2020), de Raphael Barbosa e Werner Salles Bagetti
Fakir (2019), de Helena Ignez
Sertânia (2019), de Geraldo Sarno
Yãmĩyhex: As Mulheres-Espírito (2020), da Associação Filmes de Quintal

Olhares Brasil – Curtas-metragens

Enraizadas (2019), de Juliana Nascimento e Gabriele Roza
Inabitável (2020), de Matheus Farias e Enock Carvalho
Mãtãnãg, a Encantada (2019), de Shawari Maxacali e Charles Bicalho
Minha História É Outra (2019), de Mariana Campos
A Morte Branca do Feiticeiro Negro (2020), de Rodrigo Ribeiro
Os Últimos Românticos do Mundo (2020), de Henrique Arruda
O Verbo se Fez Carne (2019), de Ziel Karapotó

Mirada Paranaense – Longa-metragem

A Alma do Gesto (2020), de Eduardo Baggio e Juslaine Abreu-Nogueira

Mirada Paranaense – Curtas-metragens

Além de Tudo, Ela (2019), de Pedro Vigeta Lopes, Pâmela Regina Kath, Mickaelle Lima Souza e Lívia Zanuni
Aonde Vão os Pés (2020), de Débora Zanatta
Cancha – Domingo É Dia de Jogo (2020), de Welyton Crestani
Cor de Pele (2019), de Larissa Barbosa
E no Rumo do Meu Sangue (2019,), de Gabriel Borges
Exumação da Arte (2019), de Maurício Ramos Marques
Meia Lua Falciforme (2019), de Dê Kelm e Débora Evellyn Olimpio
A Mulher que Sou (2019), de Nathália Tereza
Napo (2020), de Gustavo Ribeiro
Seremos Ouvidas (2020), de Larissa Nepomuceno

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *