20200806 olhar de curitiba

Assim como boa parte dos festivais de cinema ainda programados para o segundo semestre de 2020, o Olhar de Cinema de Curitiba também terá uma versão totalmente online. De 07 a 15 de outubro serão disponibilizadas obras de diversos países, com propostas narrativas e enfoques distintos (isso, a julgar pela conhecida qualidade da curadoria do evento). Nesta segunda-feira, 17, os organizadores divulgaram que a nona edição será remotamente aberta com o longa-metragem Para Onde Voam as Feiticeiras (2020), dirigido por Beto Amaral, Eliane Caffé e Carla Café. O filme une encenações e improvisos de sete artistas de rua de São Paulo, por meio deles suscitando reflexões sobre antigos preconceitos de gênero e raça. Pensando na descrição a partir do último filme de Eliane, Era o Hotel Cambridge (2016), podemos imaginar que a fricção entre ficção e documentário também seja aqui contemplada.

LEIA MAIS
Mostra de São Paulo 2020 confirma datas e homenagem de edição online
FIM 2020 :: Festival Internacional de Mulheres abre inscrições para edição online
Eryk Rocha ganha mostra online com cinco filmes gratuitos

No mesmo comunicado enviado à imprensa, a equipe do Olhar de Cinema de Curitiba também divulgou a seleção de filmes da Novos Olhares. Uma das mais importantes mostras paralelas do evento, ela contempla filmes de propostas estéticas mais arriscadas e radicais. “Vai ser uma edição histórica, a programação já está quase 100% fechada, os filmes estão incríveis. A gente fica triste de não estar exibindo na sala de cinema, mas fica muito feliz de poder estrear esses filmes aqui”, diz Antonio Gonçalves Júnior, diretor do festival. Confira abaixo os filmes selecionados para a Novos Olhares:

 

Agora, de Dea Ferraz
O Ano do Descobrimento, de Luis López Carrasco
Los Conductos, de Camilo Restrepo
Pajeú, de Pedro Diógenes (trailer abaixo)
Letra Maiúscula, de Radu Jude
O que resta / Revisitado, de Clarissa Thieme

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *