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Em 2020, pela primeira vez em sua relativamente jovem, mas já muito importante trajetória, o Olhar de Cinema de Curitiba aconteceu de modo totalmente virtual. A pandemia do coronavírus ainda impõe muitas restrições e a saída encontrada foi migrar ao online. E o sucesso dessa excepcional nona edição foi coroado nesta quinta-feira, 15, com a cerimônia (virtual, claro) de premiação. Luz nos Trópicos (2020), um ensaio poético e bastante singular pela tradição da América Latina foi o grande vencedor da noite, agraciado com o prêmio Olhar de Melhor Filme. É a vitória de uma cineasta mulher, mas também o êxito de uma experiente realizadora que vai ao encontro do experimento, que não poupa tempo (ao todo o longa-metragem tem 260 minutos) dentro de uma construção muito íntima e sensorial. E o júri do festival soube olhar para esse arrojo e conferir-lhe a maior distinção da nona edição.

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A lista completa dos vencedores do 9º Olhar de Cinema de Curitiba também revela, como havia sido em 2019, um grande número de filmes dirigidos por mulheres. Os exemplares destacados ganharão sessões extras a partir das 19h desta sexta-feira, 16, com duração até ás 18h59 do sábado, 17. Sem delongas, confira abaixo todos os ganhadores do evento que registrou público recorde, sessões abarrotadas e uma adesão surpreendente do público. Será que teremos versão online do Olhar em 2021? Apenas o tempo dirá. Enquanto isso, aproveite para conferir a nossa cobertura completa do evento em: Cobertura :: 9º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba (2020).

 

LONGA-METRAGEM

Prêmio Olhar de Melhor Filme
Luz nos Trópicos, de Paula Gaitán

Prêmio Especial do Júri
Victoria, de Sofie Benoot, Liesbeth De Ceulaer, Isabelle Tollenaere

Prêmio Contribuição Artística
Catarina de Vasconcelos, por A Metamorfose dos Pássaros

Prêmio do Público
A Metamorfose dos Pássaros, de Catarina Vasconcelos

Prêmio de Melhor Longa-Metragem Brasileiro
Pajeú, de Pedro Diógenes

Menção honrosa
Agora, de Dea Ferraz

Prêmio de Melhor Filme da Mostra Novos Olhares
O Ano do Descobrimento, de Luis López Carrasco

Prêmio de Melhor Filme da Mostra Outros Olhares
Visão Noturna, de Carolina Moscoso Briceño

Menção honrosa
O Índio Cor de Rosa Contra a Fera Invisível: A Peleja de Noel Nutels, de Tiago de Almeida

 

CURTA-METRAGEM

Prêmio Olhar de Melhor Filme
Telas de Shanzhai, de Paul Heintz

Prêmio de Melhor Curta-Metragem Brasileiro
Memby, de Rafael Castanheira Parrode

 

OUTROS PRÊMIOS

Prêmio da Crítica – Abraccine
Los Lobos, de Samuel Kishi

Prêmio AVEC-PR – Destaque do Júri
Meia Lua Falciforme, de Dê Kelm, Débora Evellyn Olimpio

Prêmio AVEC
Berenice Mendes: A Mulher que Sou, de Nathália Tereza

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Cena do vencedor “Luz nos Trópicos”
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
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Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

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