Já estão abertas as inscrições para o 10º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Até o dia 30 de junho, produtores e realizadores podem inscrever seus filmes, contanto que sejam inéditos, ou seja, sem exibições públicas no Brasil desde abril de 2020. São consideradas curtas-metragens as obras com até 49 minutos, e longas-metragens, quando superam 50 minutos.
Seguindo o formato do último ano, a edição 2021 ocorre de modo online, com exibições no site oficial entre os dias 6 e 14 de outubro. A seleção inclui projetos internacionais, brasileiros e especificamente paranaenses, de qualquer tema ou gênero. Ao longo de nove edições, o festival se consagrou pela atenção ao cinema politizado, de linguagem ousada, porém capaz de se comunicar com um público mais amplo.
LEIA MAIS
Cobertura :: 9º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba (2020)
Olhar de Cinema 2020 :: Luz nos Trópicos é o grande vencedor. Confira todos os premiados
Geraldo Sarno :: “É isso que eu faço: penso sobre o homem brasileiro”, explica o diretor de Sertânia
O Olhar de Cinema se divide em diversas seções: além da Mostra Competitiva, a Mostra Novos Olhares aponta para experiências radicais de linguagem; a Mostra Outros Olhares estabelece uma comunicação entre filmes inéditos e obras selecionadas em grandes festivais internacionais, e a Mostra Foco se destina a novos realizadores, entre outras seções paralelas.
Em 2020, o grande vencedor foi o longa-metragem brasileiro Luz nos Trópicos (2020), de Paula Gaitán, que estabelece uma ligação entre o Brasil colônia e os tempos atuais. Outros grandes filmes fizeram parte da 9ª edição, incluindo Para Onde Voam as Feiticeiras (2020), A Metamorfose dos Pássaros (2020), Victoria (2020), Pajeú (2020), Visão Noturna (2019), Cavalo (2019) e Sertânia (2020).