20211201 os primeiros soldados papo de cinema 800

Começa nesta quarta-feira, 01, o 11º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Cinema de Curitiba. E quando o assunto é curadoria, este é um dos acontecimentos mais interessantes do Brasil. Depois de dois anos acompanhando o evento apenas online, o Papo de Cinema estará de volta à capital paranaense para prestigiar tudo presencialmente e bem de pertinho. A abertura das atividades acontece nesta quarta-feira, às 19h, no Cine Passeio (R. Riachuelo, 410, Centro), com a exibição do longa-metragem documental Vai e Vem (2022), dirigido por Chica Barbosa e Fernanda Pessoa, realizadoras que estarão presentes para a apresentação do filme. “Voltar é a nossa maior expectativa. Depois de dois anos de afastamento, é o que a gente mais quer. Estávamos sentindo muita falta do presencial, dos encontros, das trocas, dessa possibilidade de conversar com as pessoas do Brasil e do mundo inteiro”, destacou Antonio Gonçalves Junior, coordenador-geral do Olhar de Cinema. Nós também estávamos com saudades!

LEIA MAIS
Cobertura :: 11º Olhar de Cinema de Curitiba (2022)

Ao todo, o 11º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Cinema de Curitiba exibirá mais de 100 filmes oriundos de 40 países. Vale lembrar que esse retorno do evento ao presencial não descarta uma versão online. Alguns filmes estarão disponíveis para serem conferidos remotamente na plataforma do Olhar de Cinema. A mostra Olhar Retrospectivo fará uma homenagem à cineasta norte-americana Su Friedrich, com a exibição de sete de seus filmes em solo curitibano. Além disso, o cineasta boliviano Kiro Russo será o homenageado da Mostra Foco, com a projeção de vários de seus filmes que transitam entre a ficção e o documentário. Já a Mostra Olhares clássicos levará às telonas da capital paranaenses filmes fundamentais de Peter Bogdanovich, Ousmane Sembene, Sara Gómez, Robert Flaherty, Arnaldo Jabor e Geraldo Sarno. Confira tudo sobre o evento no nosso especial listado logo acima.

20211208 casa vazia papo de cinema banner
Cena de “Casa Vazia”, filme selecionado ao evento
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *